PUBLICIDADE

Guardiola se diz preparado para a pressão no Bayern

24 jun 2013 - 09h43
Compartilhar

O bem-sucedido Bayern de Munique apresentou nesta segunda-feira seu novo treinador, Pep Guardiola, num grande evento midiático para o time bávaro, que busca manter a hegemonia nacional e continental.

Guardiola, ex-treinador do Barcelona, se disse preparado para o desafio de manter os bons resultados que o time acumulou sob o comando de Jupp Heynckes -- o que inclui o título do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Liga dos Campeões da Europa.

"Preciso aceitar a comparação", disse Guardiola na concorrida entrevista coletiva. Ele vestia um elegante terno cinza --com direito a colete-- com gravata vinho, e falou alemão o tempo todo.

"Preciso conseguir conviver com isso. Estou sob pressão, claro, mas sei disso e aceito esse desafio sem medo, e por isso sou o treinador", disse ele.

Guardiola, de 42 anos, ganhou 14 títulos em quatro anos no Barcelona, até 2012. Desde então, vinha passando um período sabático em Nova York, e agora se tornou a principal contratação do Bayern para a próxima temporada.

Ele disse que o elenco e a história do Bayern foram suas maiores motivações para aceitar um contrato de três anos.

"É um dos maiores clubes do mundo, e as pessoas que administram o clube sabem como fazê-lo bem, e decidiram me chamar. Às vezes, você assume um clube em queda... como no meu primeiro ano como técnico profissional. Agora a situação é completamente diferente. Que bom que é diferente", disse ele, ao lado de dirigentes do clube alemão.

"Assumo um time que jogou excepcionalmente na última temporada. Ganharam três títulos. Essa é a situação. Quando você é técnico do Bayern, sempre sofre pressão para jogar bem."

Guardiola disse que não pretende fazer grandes mudanças, e que seria "arrogante" falar no início de uma nova era. Evitou comentar sobre atletas individuais, e disse que ainda precisa conhecer melhor o time e suas categorias de base.

Cerca de 30 mil torcedores são esperados para o primeiro treino de Guardiola no Bayern, na quarta-feira. Por causa da demanda, a atividade foi transferida do centro de treinamentos para o estádio do clube.

(Reportagem de Karolos Grohmann)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade