PUBLICIDADE

Histórico! Com gol no fim, Grécia vence e avança às oitavas

24 jun 2014 - 18h59
(atualizado às 19h38)
Compartilhar

Quem foi ao Castelão na tarde desta terça-feira viu um feito histórico. Com um gol aos 46 minutos do segundo tempo, a Grécia venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 e, pela primeira vez em sua história, se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo.

Com o triunfo, conquistado graças aos gols de Samaris e Samaras, os gregos garantiram a segunda vaga do Grupo C. Agora, irão enfrentar a Costa Rica, no domingo, às 17h, em Recife.

A primeira colocação da chave ficou com a Colômbia, que derrotou o Japão por 4 a 1.

CASTIGO À PASSIVIDADE MARFINENSE

Última colocada no Grupo C, a situação da Grécia já era a mais complicada antes de o jogo começar. Após o apito do juiz, porém, as condições ficaram ainda piores. Antes dos 25 minutos iniciais, o técnico do time grego, Fernando Manuel, teve de fazer duas substituições por lesão. O goleiro Karnezis e o volante Kone saíram para as entradas de Glykos e Samaris, respectivamente.

Avessos aos problemas dos gregos, os marfinenses administravam o resultado, já que o empate garantia a seleção africana nas oitavas de final. O problema, entretanto, é que a Grécia se demonstrava incomodada com o rumo que a partida ia tomando. Por isso, levava muito mais perigo.

Aos 32 minutos, em ótimo contra-ataque, o panorama mudou. Samaris avançou com velocidade e tocou para Choleva. O lateral, de fora da área, mandou uma bomba no travessão, assustando o goleiro Barry. Dez minutos depois, os marfinenses erraram ao tentar sair tocando. Samaras, que aproveitou o vacilo, logo rolou para Samaris. O grego, de frente para o goleiro, não perdoou: 1 a 0.

GOL NO FIM

Dinâmica: assim começou a segunda etapa da partida. Mesmo em vantagem no placar, a Grécia era quem mais ameaçava. Enquanto isso, os marfinenses tentavam chegar em jogadas individuais, quase sempre protagonizadas por Yaya Touré. Entrega física e mental não faltavam às duas seleções, que faziam um duelo muito disputado.

Próximos de garantir, pela primeira vez na história, uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, os gregos iam para cima, sem medo. Aos 22 minutos, Salpingidis mandou uma bomba. Sem chances para o goleiro, a bola explodiu no travessão.

Entretanto, não demorou muito para a resposta marfinense acontecer. Aos 28, Gervinho deu belo passe para Bony, que finalizou de primeira para empatar o jogo. A segunda vaga do Grupo C, portanto, passava a ser da seleção africana.

O melhor, porém, estava reservado para os acréscimos. Aos 46 minutos, o árbitro do jogo assinalou pênalti em Samaras. Ele próprio, com muita tranquilidade, marcou o gol da vitória grega e, consequentemente, da classificação.

FICHA TÉCNICA

GRÉCIA 2 X 1 COSTA DO MARFIM

Local: Castelão, em Fortaleza

Data-hora: 24/6/2014 - 17h

Árbitro: Carlos Vera (Fifa-ECU)

Auxiliares: Christian Lescano (Fifa-ECU) e Byron Romero (Fifa-ECU)

Público pagante: 59.095

Cartão amarelo: Drogba, Kalou, Serey (CDM)

Cartão vermelho: -

GOL: Samaris, aos 41'/1T (1-0); Bony, aos 28'/2ºT (1-1); Samaras, aos 46'/2ºT (2-1)

GRÉCIA: Karnezis (Glykos, aos 23'/1ºT); Torosidis, Manolas, Papastathopoulos, Cholevas; Maniatis, Kone (Samaris, aos 11'/1ºT), Christodoulopoulos, Karagounis (Gekas, aos 32'/2ºT) e Samaras; Salpingidis. Técnico: Fernando Manuel Costa Santos.

COSTA DO MARFIM: Barry; Aurier, Kolo Touré, Bahba e Boka; Tioté (Bony, aos 15'/2ºT), Serey e Yaya Touré; Kalou, Gervinho (Sio, aos 38'/2ºT) e Drogba (Diomande, aos 33'/2ºT). Técnico: Sabri Lamouchi

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade