0

Holanda se recupera com vitória sobre a Espanha; Inglaterra e Itália empatam

31 mar 2015
19h11
atualizado às 19h11
  • separator
  • comentários

Mal nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, na qual corre risco de não obter a classificação para o torneio continental, a Holanda ganhou um pouco de moral nesta terça-feira ao vencer a Espanha por 2 a 0 em Amsterdã, enquanto Inglaterra e Itália empataram em 1 a 1 em repetição de confronto ocorrido na última Copa do Mundo.

Num dia de amistosos importantes envolvendo seleções europeias, a terceira colocada da última Copa não teve grandes dificuldades em um jogo morno contra a campeã mundial de 2010. O triunfo foi obtido com dois gols em menos de 20 minutos de bola rolando na Amsterdam Arena.

Aos 13 minutos, De Vrij aproveitou cruzamento da esquerda e, da primeira trave, cabeceou tirando do goleiro De Gea. Logo depois, aos 16, Klaassen apareceu livre entre os marcadores dentro da área e chutou duas vezes até superar o arqueiro do Manchester United.

Aos poucos, a reedição da final do Mundial de 2010 e de confronto da Copa no Brasil esfriou, o que permitiu que os técnicos fizessem testes. Na Espanha, Vicente Del Bosque chegou a manter em campo 11 atletas de 11 clubes diferentes, algo inédito na história da 'Fúria'.

A Holanda voltará a jogar em 12 de junho, quando irão a Riga buscar a recuperação nas Eliminatórias. A equipe é terceira colocada do grupo A, com seis pontos a menos que a líder, a República Tcheca. Dois dias depois, os espanhóis, vice-líderes do grupo C, atrás da Eslováquia, visitarão Belarus.

Em outro duelo envolvendo "grandes" da Europa, a Itália saiu na frente da Inglaterra no Juventus Stadium, em Turim. Chiellini cruzou da esquerda e Pellè cabeceou tirando de Hart, aos 29 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, aos 34, Townsend acertou bonito chute de longe no canto direito de Buffon e deixou tudo igual.

As duas seleções vivem situações distintas na classificatória para a Euro. A Inglaterra lidera o grupo E com seis pontos de vantagem, enquanto a Itália, que não passou de um empate com a Bulgária no último sábado, é segunda colocada no grupo H, com dois pontos a menos que a Croácia.

A grande zebra do dia aconteceu em amistoso beneficente no Estádio António Coimbra da Mota, em Estoril, onde Cabo Verde bateu Portugal por 2 a 0, com gols de Odair Fortes e Gegé.

O técnico Fernando Santos não pôde utilizar nenhum dos 14 atletas que entraram em campo na vitória sobre a Sérvia por 2 a 1, no último domingo, pelas Eliminatórias, incluindo Cristiano Ronaldo. As regras da Fifa proíbem que jogadores disputem duas partidas em período menor que 48 horas.

Na despedida do técnico Carlos Queiroz do Irã, a seleção do Oriente Médio perdeu para a Suécia por 3 a 1 na Friends Arena, em Solna, próximo a Estocolmo. Ibrahimovic, Berg e Toivonen marcaram para os donos da casa, e Nekounam descontou.

Embora ainda lidere sua chave na classificatória continental, a República Tcheca fecha a sequência de jogos de março sem vencer. Depois do empate com a Letônia em 1 a 1 em Praga no último sábado, o a equipe perdeu para a Eslováquia por 1 a 0 em amistoso nesta terça em Bratislava. Duda foi quem balançou a rede.

Outros quatro jogos disputados nesta terça terminaram com o mesmo placar, empate em 1 a 1: Suíça contra Estados Unidos, Áustria diante da Bósnia, Ucrânia frente à Letônia e Estônia contra Islândia. A Turquia esteve perto da mesma igualdade na visita a Luxemburgo, mas obteve a vitória por 2 a 1 com gol de Çalhanoglu aos 42 minutos da etapa final. Rússia e Cazaquistão ficaram no 0 a 0.

EFE   
  • separator
  • comentários
publicidade