PUBLICIDADE

Inglaterra e Brasil fazem duelo repleto de atrativos em Wembley

5 fev 2013 - 12h22
(atualizado às 12h28)
Compartilhar

Pela 23ª vez na história, Inglaterra e Brasil duelarão, em amistoso que acontece nesta quarta-feira, em Wembley, como parte das celebrações pelo 150º aniversário da Federação Inglesa (FA), além de marcar o retorno do campeão mundial Luiz Felipe Scolari, ao comando da seleção verde e amarela.

A bola rolará no estádio londrino às 17h30 (horário de Brasília), com o 'English Team' tentando quebrar um jejum que está prestes a completar 27 anos. Também em Wembley, com gol de Gary Liniker, a seleção inglesa venceu o duelo pela última vez, por 1 a 0. Desde então, foram oito encontros, com quatro vitórias brasileiras e quatro empates.

Na história do confronto, o Brasil leva grande vantagem, com 11 vitórias, contra apenas três dos ingleses. Nove partidas terminaram empatadas. No último jogo, em 2009, em Doha, vitória brasileira também por 1 a 0, com gol de Nilmar.

Já Felipão, que retornou à seleção brasileira no lugar de Mano Menezes, demitido no fim do ano passado, fará sua primeira partida depois de mais de uma década. A última partida do treinador foi em agosto de 2002, no amistoso festivo contra o Paraguai - que venceu por 1 a 0 -, logo depois da conquista da Copa do Mundo.

Para a partida de amanhã, Felipão trouxe de volta alguns medalhões, como Júlio César, Ronaldinho Gaúcho Luís Fabiano e Fred, apostou em jogadores com experiência europeia como Miranda, Dante, Filipe Luís, todos que não vinham tendo espaço com o treinador anterior. Da "era Mano" sobraram revelações recentes como Paulinho, Oscar, Lucas, além do astro Neymar.

A principal dúvida do treinador para a partida desta quarta-feira é David Luiz, que se apresentou com dores na panturrilha e vai passar por testes para disputar a partida. Antes da apresentação em Londres, Felipão já perdera Hernanes, que foi cortado devido a uma lesão na cabeça, e acabou substituído por Jean.

Em meio a tantas novidades no comando e na convocação, Felipão aproveitou para fazer certo mistério e não revelou qual será a equipe que enviará a campo amanhã. Entre as principais dúvidas são Oscar ou Lucas no meio-campo, e mais na frente, no comando de ataque, entre Fred e Luís Fabiano.

Em termos de desfalques, a Inglaterra já começou o amistoso atrás, já que o técnico Roy Hodgson teve três baixas após a convocação: o meia Michael Carrick, do Manchester United, além dos atacantes Jermain Defoe, do Tottenham, e Daniel Sturridge, do Liverpool.

Com todos os problemas, o treinador só tem a disposição para amanhã, dois jogadores de frente, ambos do Manchester United, Wayne Rooney, que deve ser titular, e Danny Welbeck. As restrições devem fazer o 'English Team' utilizar o difundido 4-2-3-1, com Theo Walcott, do Arsenal, e James Milner, do Manchester City, se aproximando mais do ataque.

Walcott, aliás, é um dos jogadores ingleses que vivem melhor momento na atualidade. O meia-atacante dos 'Gunners', que chegou a ser utilizado até como centroavante nesta temporada, já anotou 18 gols, desempenho que fez o time londrino se mexer para conseguir renovar seu contrato.

Quem deve entrar no decorrer da partida é o lateral esquerdo Ashley Cole, do Chelsea, que pode se transformar no sétimo jogador a alcançar 100 jogos pela Inglaterra. Antes dele, só chegaram a essa marca Peter Shilton (125 jogos), David Beckham (115), Bobby Moore (108), Bobby Charlton (106), Billy Wright (105) e Steven Gerrard (100).

O jogo em Wembley não será o primeiro amistoso disputado entre ingleses e brasileiros, em 2013. No dia 2 de junho, haverá um novo amistoso, dessa vez no país sede da próxima Copa do Mundo, marcando a reinauguração do Maracanã.

Para amanhã, a CBF anunciou que a seleção brasileira jogará de luto, pelo incêndio ocorrido na cidade gaúcha de Santa Maria, no dia 27 de janeiro, que matou 237 pessoas.

Prováveis escalações:

Inglaterra: Hart; Johnson, Cahill, Jagielka e Baines; Wilshere, Gerrard, Walcott, Cleverley e Milner; Rooney. Técnico: Roy Hodgson.

Brasil: Julio César; Daniel Alves, Miranda, David Luiz (ou Dante) e Adriano; Paulinho, Ramires, Ronaldinho Gaúcho, Lucas Moura (ou Oscar); Fred (ou Luís Fabiano) e Neymar.

Árbitro: Pedro Proença (Portugal).

Estádio: Wembley, em Londres, na Inglaterra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade