PUBLICIDADE

Ingleses pedem que público de Wembley respeite os adversários irlandeses

28 mai 2013 - 17h34
(atualizado às 18h41)
Compartilhar

O amistoso entre Inglaterra e República da Irlanda, nesta quarta-feira, em Wembley, e que integra um conjunto de atividades em comemoração aos 150 anos da FA (Federação Inglesa) passou a preocupar os dirigentes. A última vez em que as duas seleções se enfrentaram foi no estádio Landsdowne, em Dublin, no dia 15 de fevereiro de 1995.

A partida foi encerrada aos vinte e sete minutos do primeiro tempo devido ao tumulto criado nas arquibancadas pelos torcedores ingleses. A Irlanda vencia a partida por 1 a 0 atá que David Platt igualou o placar. A partir deste momento, os torcedores da Inglaterra dispararam objetos na direção dos irlandeses que acabaram invadindo o gramado para se proteger.

O árbitro holandês Dick Jol interrompeu a partida, imaginando que a reiniciaria em seguida, mas acabou sendo forçado a suspendê-la definitivamente.

Durante as agressões os ingleses gritavam contra o IRA (Exército Republicano Irlandês) o que deu conotações políticas a violência. O IRA era um grupo paramilitar católico que defendia a independência da Irlanda do Norte em relação ao Reio Unido e que, a partir de certo momento, passou a adotar ações terroristas.

Diante deste histórico, o técnico da seleção inglesa, Roy Hodgson, se dirigiu através de um e-mail aos torcedores que adquiriram ingressos para a partida de quarta apelando para que sejam evitadas manifestações de natureza política ou religiosa. Ele pede "respeito aos adversarios e que eles sejam recebidos de forma adequada".

Adiante, Hodgson observa:

- Wembley é encarado pelo mundo como a casa do futebol e portanto pedimos aos que comparecerem que nao tomem parte de qualquer manifestação com perspectiva política ou religiosa que possam ofender nossos adversários e torcedores visitantes.

O site oficial da FA tambem se dirigiu aos torcedores reforçando o apelo para que se comportem com civilidade em Wembley lembrando que os gritos poderão ser manipulados por representantes da extrema-direita.

A preocupação dos dirigentes ingleses tem a ver com a ameaça de punição por parte da FIFA que advertiu a FA pelos cantos e gritos ofensivos de torcedores dirigidos ao zagueiro Rio Ferdinand, do Manchester United, e a seu irmao Anton, do Queens Park Rangers, durante a goleada sobre San Marino pelas Eliminatórias para a Copa de 2014, em março.

Delegação inglesa sai de Wembley

A seleção inglesa embarcara para o Rio de Janeiro imediatamente apos o amistoso contra a Irlanda, nesta quarta-feira, em Wembley. A delegação ficara hospedada no Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana.

Os amistosos contra a Irlanda e o Brasil fazem parte da preparacao da equipe de Roy Hodgson para as partidas decisivas pelas Eliminatorias para a Copa de 2014 que acontecerao em setembro contra Moldavia, Ucrania e, em outubro, contra Montenegro . A equipe se encontra na segunda posição do Grupo 2, com pontos ganhos a menos que a seleção de Montenegro.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade