PUBLICIDADE

Injusta? Especialistas opinam sobre punição da Fifa a Luis Suárez

26 jun 2014 - 12h11
Compartilhar

A punição da Fifa ao atacante uruguaio Luis Suárez, pela mordida no zagueiro italiano Chiellini, tem causado muita repercussão. O fato de o principal jogador da Celeste ficar fora do restante da Copa do Mundo fez com que muitos jornalistas e comentaristas esportivos se manifestassem nas redes sociais. As opiniões, contudo, são divergentes. Enquanto alguns concordam com o julgmanento do Comitê Disciplinar da entidade, outros acham que a suspensão de nove jogos é muito rígida.

Abaixo, confira algumas das opiniões de ex-jogadores, de colunistas do LANCE! e de jornalistas esportivos:

Juninho Pernambucano, comentarista da Globo, via Twitter

"Suarez errou, mas é o criminoso da Copa? Mais um abuso da Fifa, 9 jogos suspenso? Vai ver que não foi mordida padrão Fifa, achei demais..."

Daniel Bortoletto, editor executivo do LANCE!

"A Fifa foi rígida demais com Suárez. Mas, em um caso como este, é preferível pecar pelo excesso do que parecer que foi conivente? Fico pensando em qual seria a reação geral com uma punição leve para quem já é reincidente"

Luiz Gomes, diretor de redação do LANCE!

"Muito bem aplicada. Esse tipo de atitude tem de ser banida de vez do futebol. Mas acho que o SuÁrez deve ser submetido a um tratamento psicológico. Alguma coisa bloqueia o cérebro desse rapaz, de repente, levando-o a cometer atos como morder o adversário. Não há explicação dentro da normalidade para atos como esse, ainda mais quando em série.

André Kfouri, colunista do LANCE!

"Como escrevi no LANCE! hoje, mais importante do que o tamanho da punição é a decisão que será tomada com relação a Luis, a pessoa. E mais do que defendê-lo como se ele fosse vítima (três vezes?!) de uma conspiração, quem esta ao seu redor deveria ajudá-lo. Não sabemos se, no Liverpool e na seleção uruguaia, existe a intenção de colaborar para que Suárez trate esse tipo de comportamento com profissionais adequados. A impressão é que não. Eu estaria de acordo com o peso da suspensão se ela incluísse a obrigação de procurar tratamento"

Humberto Peron, colunista do LANCE"

"Suárez é um dos destaques da Copa do Mundo de 2014. Mas, pelo gesto, a mordida em Chiellini, o jogador uruguaio deveria ser punido, mesmo que o árbitro não o tenha advertido - e nem visto a mordida - durante a partida. O ato não deixa de ser uma agressão e por isso ele deveria ser advertido. Podemos discordar pena, mas neste caso não dava para a Fifa deixar passar em branco. Como já disse, a Copa do Brasil vai perder muito sem a presença de Suárez e a garra, quase de jogadores amadores dos uruguaios, contagia, mas o atacante errou e protagonizou um lance grotesco. Para aqueles inconformados que acham injusto uma punição após o jogo só posso dizer que é a mesma situação do uso da tecnologia para definir se uma bola entrou"

Antero Greco, comentarista da ESPN e editor do Estado de S. Paulo, via Twitter

"Nove jogos para o Suárez foi pesado. Ele merecia um gancho, mas não sei se para tanto"

Arnaldo Ribeiro, comentarista da ESPN, via Twitter

"Punição da Fifa a Suárez beira o ridículo. O cara matou alguém, por acaso? Banido por 4 meses? Não duvido que o Uruguai abandone a Copa..."

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade