PUBLICIDADE

Campeonato Alemão

Com gol de Luiz Gustavo, Wolfsburg é campeão da Copa da Alemanha

30 mai 2015 - 18h33
(atualizado às 18h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Em partida movimentada, o Wolfsburg encerrou a grande temporada com o título da Copa da Alemanha, derrotando o Borussia Dortmund de virada por 3 a 1, neste sábado, no Estádio Olímpico de Berlim, com direito a gol do brasileiro Luiz Gustavo.

Logo aos 5 minutos de jogo, quem abriu o placar foi o Borussia com o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, mas o Wolfsburg não demorou para empatar com Luiz Gustavo, aos 22, e virar com o belga Kevin de Bruyne, aos 33. O holandês Bas Dost fez o terceiro gol dos 'Lobos' aos 38.

Com a vitória, o Wolfsburg, vice-campeão da Bundesliga, conquistou seu primeiro título de Copa da Alemanha. O time já havia disputado a final da competição em 1995, sendo derrotado pelo Borussia Monchengladbach (3-0).

Já o Borussia, após uma temporada medíocre (7º colocado no Campeonato Alemão), muito abaixo dos padrões da equipe nos últimos anos, se despediu de maneira melancólica de Jurgen Klopp, que fez sua última partida como técnico do time do Ruhr.

À frente do Borussia desde 2008, Klopp, que já havia anunciado que deixaria a equipe ao fim da atual temporada, conquistou duas Bundesligas (2011 e 2012) e uma Copa da Alemanha (2012), além de chegar à final da Liga dos Campeões (2013).

"Fizemos coisas boas, mas não tivemos sorte frente ao gol. Agradeço muito aos torcedores. Crescemos juntos, conseguimos coisas juntos, mas isso não serve de consolo diante da derrota", lamentou Klopp ao fim do jogo.

Se, no início da temporada, alguém dissesse que o Wolfsburg seria o favorito contra o Borussia Dortmund na final da Copa da Alemanha, ninguém acreditaria.

Mas, com uma excelente espinha dorsal, formada pelo goleiro suíço Diego Benaglio, os brasileiros Naldo e Luiz Gustavo na retaguarda, De Bruyne no meio e Dost no ataque, os 'Lobos' tinham tudo para ficar com o título da Copa da Alemanha, mas levaram um susto logo no início do jogo.

Aos 5 minutos, Aubameyang recebeu ótimo lançamento do japonês Shinji Kagawa e abriu o placar para o Borussia de voleio, marcando seu 25º gol na temporada.

O gol literalmente incendiou a torcida de Dortmund, que acendeu diversos sinalizadores e cobriu o Estádio Olímpico de Berlim numa névoa amarela. A festa, porém, não durou muito.

O Wolfsburg foi crescendo na partida, começou a encontrar espaço para atacar e não demorou em virar a partida.

Aos 22 minutos, Luiz Gustavo, volante da seleção brasileira, aproveitou um rebote numa falta cobrada pelo compatriota Naldo para tirar do goleiro Weindenfeller e empatar a partida.

Aos 33, Kevin De Bruyne, melhor jogador do Wolfsburg na temporada, acertou um chutaço de fora da área para colocar o vice-campeão alemão à frente no placar.

Confiantes, os 'Lobos' seguiram buscando o gol e ampliaram a vantagem ainda no primeiro tempo, aos 38, com o holandês Bas Dost, que apareceu na área para marcar de cabeça, sem marcação.

Após o intervalo, o Borussia não teve forças para reagir, esbarrando na grande atuação do Wolfsburg e na péssima partida de Marco Reus, destaque do clube de Dortmund no ano, substituído no início do segundo tempo.

Com a boa vantagem no bolso, o Wolfsburg se armou para contra-atacar, perdeu inúmeras chances de sair de Berlim com uma goleada debaixo do braço, mas pôde comemorar o merecido título da Copa da Alemanha, segundo troféu da história do clube, campeão alemão em 2009.

A final foi uma espécie de ensaio geral para o estádio Olímpico da capital alemã, que receberá no próximo sábado o jogo mais aguardado da temporada, a grande decisão da Champions, entre Barcelona e Juventus.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade