PUBLICIDADE

Alemanha

Dortmund vence Bayern em "final" e fica perto de bicampeonato

11 abr 2012 - 16h53
(atualizado às 18h34)
Compartilhar

O Borussia Dortmund soube aproveitar o mando de campo no confronto direto pela liderança e se aproximou do bicampeonato, nesta quarta-feira. Jogando no Signal Iduna Park, a equipe derrotou o rival Bayern de Munique por 1 a 0, nesta quarta-feira, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Alemão. De letra, Lewandowski marcou o gol do triunfo.

Com o triunfo, a equipe comandada pelo técnico Jürgen Klopp abriu seis pontos de vantagem para o adversário bávaro na liderança do Campeonato Alemão. Se vencer os próximos dois jogos e o Bayern somar apenas dois pontos, o Borussia pode conquistar o bicampeonato com duas rodadas de antecipação. O clube soma 69 pontos, contra 63 do time bávaro.

Na disputa apenas do campeonato nacional, o Dortmund tem mais este fator em vantagem. Depois do vice-líder, os próximos dois duelos são contra o terceiro e quarto colocado da competição. No sábado, a equipe encara o Schalke em Gelsenkirchen e depois recebe o Borussia Mönchengladbach no Signal Iduna Park. Antes do fim da temporada, o clube ainda encara o quase rebaixado Kaiserslautern e o Freiburg, na última rodada.

Já o Bayern tem pela frente o Mainz, Werder Bremen, Stuttgart e Colônia para tentar o milagre de ultrapassar o rival para conquistar o título nacional. Porém, durante a disputa do Campeonato Alemão, os bávaros têm os confrontos semifinais contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões. A equipe de Munique e o Borussia ainda voltam a se encontrar. No dia 12 de maio, os clubes se encontram na decisão da Copa da Alemanha.

O jogo

Apesar de o Bayern de Munique precisar da vitória para roubar a liderança do rival, foi o Dortmund que começou pressionando. Com o apoio da fanática torcida no Signal Iduna Park, o Borussia criou a primeira chance de gol logo no primeiro minuto. Kuba recebeu lançamento nas costas da marcação e finalizou por cima de Neuer na saída do arqueiro da equipe bávara. Mas o chute do polonês saiu muito desviado.

A equipe visitante ameaçou com uma cabeçada de Mario Gomez, porém, o Dortmund foi quem continuou insinuante nas finalizações. Kagawa recebeu passe nas costas da marcação pelo lado direito e cruzou para a área. Grosskreutz se antecipou a marcação e cabeceou à queima-roupa para ótima defesa do goleiro Neuer. Os dois times continuaram buscando o gol, mas as chances foram escassas na primeira metade do primeiro tempo.

Se estava complicado chegar no toque de bola, o Borussia contou com um lance individual do japonês Kagawa para abrir a defesa adversária. Aos 24min, o jogador fez jogada pela esquerda, driblou Lahm, cortou Boateng, porém, na hora da finalização, chutou fraco e permitiu o corte da marcação. Finalmente o Bayern conseguiu ameaçar o gol dos donos da casa aos 29min. Kross finalizou com força da entrada da área e o chute passou à esquerda da meta defendida por Weidenfeller.

A reposta do Dortmund demorou um minuto para acontecer. Em contra-ataque, Lewandowski recebeu passe pela direita e cruzou para a área. A bola passou pelos jogadores do Bayern e sobrou para Grosskreutz que desviou para Hummels. O zagueiro tentou uma puxeta na área e quase marcou um golaço, mas o lance foi anulado por impedimento do defensor. A melhor chance do primeiro tempo aconteceu aos 36min. Lewandowski apareceu livre na segunda trave, escorou cruzamento da direita e a bola caprichosamente bateu na trave da meta do goleiro Neuer, que apenas olhou a finalização.

Se o Borussia foi melhor durante os primeiros quarenta e cinco minutos, o time bávaro equilibrou as ações na etapa final. Mesmo assim, o Dortmund criou a primeira chance de perigo. Aos 5min, Kagawa escorou de cabeça cruzamento de Kuba e Neuer voltou a fazer grande defesa no Signal Iduna Park. O Bayern teve chance aos 14min. Ribéry recebeu passe na área, dominou e finalizou para fora, com perigo.

Tentando pelos lados, o Bayern sempre esbarrava na bem armada defesa da equipe mandante. Assim, o Dortmund soube ser mais incisivo e abriu o marcador com lance de puro oportunismo de Lewandowski aos 31min. Após rebote de escanteio, Grosskreutz arriscou da entrada da área. O chute saiu mascado, mas o companheiro polonês foi mais esperto e desviou de letra para o fundo das redes, deixando o Borussia muito perto do título alemão.

O Bayern partiu para cima nos minutos finais em busca do empate, com o objetivo de tentar, pelo menos, manter a desvantagem de três pontos. Aos 39min, Robben recebeu passe dentro da área, fintou Weidenfeller e foi derrubado pelo goleiro. O próprio jogador holandês se apresentou para a cobrança, mas bateu fraco e o goleiro do Dortmund se redimiu e defendeu o pênalti, garantindo o triundo e deixando o Borussia perto do bicampeonato alemão.

O confronto ainda teve muitas emoções durante os três minutos acrescidos pelo árbitro do clássico. Aos 46min, Ribéry cruzou pela esquerda e Subotic desviou para trás. A bola encobriu Weindefeller e bateu no travessão, mas sobrou livre para Robben. Porém, o holandês voltou a mostrar que não era seu dia e chutou por cima do gol na entrada da pequena área. O Dortmund respondeu de forma parecida. Lewandowski invadiu a área e chutou na saída de Neuer. Caprichosamente a bola bateu na trave.

Schalke perde e deixa de encostar no Bayern de Munique

Próximo adversário do líder e virtual campeão Borussia Dortmund, o Schalke tropeçou nesta quarta-feira pelo Campeonato Alemão. Fora de casa, a equipe de Gelsenkirchen foi facilmente goleada pelo Nuremberg por 4 a 1. Destaque para os dois gols de Didavi. Balisch e Simons também marcaram os donos da casa. Holtby anotou o tento de honra.

Beneficiado pelas derrotas de Bayern de Munique e Borussia Mönchengladbach, o Schalke se mantém na terceira colocação da competição com 57 pontos. A vitória praticamente salvou o Nuremberg do rebaixamento, já que a equipe - com 35 - abriu seis pontos de vantagem para o Colônia, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Se o Nuremberg abriu vantagem para os últimos colocados, o Hamburgo continua seriamente ameaçado de cair à segunda divisão. Na Wirsol Rhein Neckar Arena, a equipe foi goleada pelo Hoffenheim por 4 a 0. Vestergaard, Salihovic, Johnson e Schipplock anotaram os tentos do triunfo. Assim, os campeões europeus de 1983 somam 31 pontos.

Quem praticamente não tem mais salvação é o lanterna Kaiserslautern. O clube voltou a perder nesta quarta-feira. O algoz desta vez foi o Leverkusen, que derrotou por 3 a 1 na Bay Arena. Com Renato Augusto em campo pelos noventa minutos, o clube da Renânia do Norte-Vestfália contou com os gols de Kiessling, Rolfes e Reinartz. Destroff diminuiu para o último colocado do Alemão.

Confira os resultados desta quarta-feira pelo Campeonato Alemão:

Bayer Leverkusen 3 x 1 Kaiserslautern

Borussia Dortmund 1 x 0 Bayern de Munique

Hannover 2 x 0 Wolfsburg

Hoffenheim 4 x 0 Hamburgo

Nuremberg 4 x 1 Schalke

Lewandowski mostrou oportunismo e marcou o gol da vitória do Dortmund de letra
Lewandowski mostrou oportunismo e marcou o gol da vitória do Dortmund de letra
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade