PUBLICIDADE

Alemanha

Hoffenheim e Bayern retomam luta pelo título alemão

29 jan 2009 - 12h05
(atualizado às 12h33)
Compartilhar

Após a tradicional pausa de inverno, o Campeonato Alemão volta neste fim de semana com a disputa da 18ª rodada, que terá novamente como protagonistas os líderes Hoffenheim e Bayern de Munique.

As duas equipes terminaram 2008 com 35 pontos, mas quem levou vantagem nos critérios de desempate foi o modesto Hoffenheim, que acabou conquistando o simbólico título de inverno.

Por outro lado, o time teve duas más notícias durante a pausa de inverno. Uma delas envolveu o brasileiro Carlos Eduardo, ex-Grêmio, que acabou suspenso por uma briga com o croata Olic em um amistoso com o Hamburgo, e cumprirá dois jogos de suspensão no Alemão.

Além disso, o artilheiro Vedaj Ibisevic, sensação do primeiro turno com 18 gols em 17 partidas, sofreu uma grave lesão e ficará algumas semanas afastado dos gramados.

Os reforços do Hoffenheim no mercado de inverno foram o goleiro Timo Hildebrand, ex-Valencia, e o atacante Boubacar Sanogo, substituto de Ibisevic. Eles fogem um pouco aos padrões de contratações do clube, cujo elenco tem muitos desconhecidos, mas podem ajudar.

O time joga neste sábado contra o Energie Cottbus no primeiro confronto oficial pelo Alemão na moderna Rhein-Neckar Arena, com capacidade para 30 mil torcedores e que custou 60 milhões de euros (cerca de R$ 180 milhões). Resta saber se o desempenho será o mesmo que em Mannheim, onde não perdeu nenhuma partida.

Outra vantagem será saber o resultado do rival Bayern, que recebe o Hamburgo um dia antes na Allianz Arena e chega disposto a assumir a liderança isolada. Os comandados do técnico Jürgen Klinsmann estão empolgados pela goleada de 5 a 1 sobre o Stuttgart fora de casa, pela Copa da Alemanha.

No Bayern, os brasileiros Lúcio, Zé Roberto e Breno deverão estar à disposição do treinador para o jogo. O Hamburgo, que recentemente vetou a saída de Thiago Neves, não dará vida fácil: é o quarto colocado, com 33 pontos, e pode até assumir a liderança com uma combinação de resultados.

Quem também torce por uma combinação para ficar na ponta é o Hertha Berlim. Terceiro na tabela com 33 pontos, o time dos brasileiros Cícero, Lúcio e Raffael recebe sábado o Eintracht Frankfurt, 12º colocado, e pode passar à liderança se contar com tropeços alheios.

Ainda na parte de cima da tabela, o Bayer Leverkusen de Renato Augusto e Henrique, quinto colocado, vai a Dortmund para uma partida decisiva com o Borussia, sexto - os visitantes têm 32, contra 29 do adversário. Se o time perder, fica afastado da briga pelo título.

O Schalke 04, sétimo na tabela, joga contra o Hannover 96 fora de casa no sábado, enquanto o Werder Bremen, oitavo, tenta se recuperar da crise dentro e fora de campo - com o incidente envolvendo o brasileiro Diego e a Polícia - recebendo o Arminia Bielefeld, em 14º lugar.

Completam a rodada os seguintes jogos: Colônia-Wolfsburg e Stuttgart-Borussia Mönchengladbach, no sábado, e Bochum-Karlsruher, domingo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade