0

Schalke vence e assegura vaga na Liga dos Campeões; Hoffenheim respira

18 mai 2013
12h31
atualizado às 16h35
  • separator
  • 0
  • comentários

Em busca da última vaga para a Liga dos Campeões da Europa da próxima temporada pelo Campeonato Alemão, Freiburg e Schalke 04 fizeram confronto direto neste sábado, no Mage Solar Stadion, válido pela 34ª e última rodada da competição. Quem levou a melhor foi o clube de Gelsenkirchen, que venceu por 2 a 1 e assegurou um lugar nos playoffs do torneio continental.

<p>Time de Gelsenkirchen venceu Freiburg fora de casa e se garantiu em torneio</p>
Time de Gelsenkirchen venceu Freiburg fora de casa e se garantiu em torneio
Foto: Reuters

Apesar de atuar como visitante, o Schalke 04 abriu o placar logo aos 20min, quando o meio-campista Julian Draxler anotou seu 10º gol na competição. O francês Schmid aumentou as esperanças da equipe da casa ao empatar, aos 9min do segundo tempo, mas apenas três minutos mais tarde, o volante Schuster marcou contra a garantiu a vitória ao time visitante.

Com este resultado, o Schalke 04 chegou aos 55 pontos e ficou na quarta colocação na tabela de classificação do Campeonato Alemão. Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen já haviam assegurado vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Freiburg, por sua vez, ficou na quinta colocação, com 51 pontos, e se classificou para Liga Europa, assim como o Eintracht Frankfurt.

Confira resultados da rodada na Alemanha
Augsburg 3x1 Greuther Fürth
Borussia Dortmund 1x2 Hoffenheim
Eintracht Frankfurt 2x2 Wolfsburg
Freiburg 1x2 Schalke 04
Hamburgo 0x1 Bayer Leverkusen
Hannover 3x0 Fortuna Düsseldorf
Borussia M'gladbach 3x4 Bayern de Munique
Nuremberg 3x2 Werder Bremen
Stuttgart 2x2 Mainz 05

No topo da tabela, o já campeão Bayern de Munique disputou jogo eletrizante com o Borussia Borussia Mönchengladbach e encontrou grandes dificuldades dentro de campo. Após sair em desvantagem por 2 a 0 no marcador, a equipe comandada por Jupp Heynckes, liderada pelo francês Ribéry, conseguiu reagir e triunfou por 4 a 3. Javi Martínez, Ribéry (duas vezes) e Robben marcaram para o clube bávaro, enquanto Stranzl, Hanke e Nordtveidt anotaram para o time da casa.

Campeão com seis rodadas de antecedência, o Bayern de Munique bateu recordes significativos nesta temporada. O time treinado por Heynckes superou o maior percentual de aproveitamento (89,2%), maior pontuação (91 pontos), defesa menos vazada (18 gols) e se tornou o clube a erguer o troféu com maior tempo de antecipação.

Ainda nesta temporada, o Bayern de Munique tem chance de conquistar mais dois títulos. No próximo sábado, às 15h45 (de Brasília), enfrenta o vice-campeão alemão, Borussia Dormuntd, na final da Liga dos Campeões, em Wembley. Já em 1º de junho, às 16 horas (de Brasília), disputa com o Stuttgart o título da Copa da Alemanha.

Rebaixamento

Na luta contra o rebaixamento no Campeonato Alemão, o Hoffenheim enfrentou o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park, e conseguiu resultado surpreendente de maneira emocionante. O centroavante polonês Robert Lewandowski, aos 6min de jogo, marcou para o time da casa, mas Salihovic, em duas cobranças de pênalti, aos 32min e 35min do segundo tempo, virou para os visitantes.

<p>Hoffenheim agora joga playoff para tentar sobrevivência</p>
Hoffenheim agora joga playoff para tentar sobrevivência
Foto: Reuters

Aos 45min da etapa complementar, os torcedores do Hoffenheim passaram por grande momento de susto. Lewandowski voltou a balançar as redes e igualou o marcador. Com o empate por 2 a 2, a equipe visitante seria rebaixada. Contudo, o árbitro Jochen Dress assinalou posição de impedimento do polonês e encerrou a partida.

O resultado fez o Hoffenheim subir para a 16º colocação na tabela de classificação, com 31 pontos, à frente apenas de Fortuna Düsseldorf, com 30 pontos, e Greuther Fürth, que já entrou nesta rodada rebaixado, com 21 pontos.

Com isto, o Hoffenheim disputará permanência na elite do futebol nacional com o Kaiserslautern. Terceiro colocado na tabela de classificação da segunda divisão, atrás de Hertha Berlin e Eintracht Braunschweig, o time grená faz o primeiro jogo dos playoffs em casa, no próximo domingo, enquanto a decisão será em 22 de junho.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade