PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Após início letal, R. Checa sofre, mas derrota Grécia na Euro

12 jun 2012 - 14h50
(atualizado às 18h14)
Compartilhar

Após ser goleada pela Rússia por 4 a 1 na estreia da Eurocopa, a República Checa se recuperou e derrotou a Grécia nesta terça-feira, em Wroclaw, na Polônia. A equipe checa contou com um início arrasador para obter o triunfo por 2 a 1 - marcou os gols em menos de cinco minutos - e sofreu no segundo tempo para segurar o resultado. Sem Tomas Rosicky, que deixou a partida no intervalo, os checos viram os gregos melhorarem, mas sem obter o empate.

» Concurso cultural: autor de frase mais criativa ganha camisa da Inglaterra

» Torcedores agitam nos estádios da Eurocopa; veja fotos

O resultado deixa a República Checa com três pontos, no segundo lugar do Grupo A, com grandes chances de classificação às quartas de final. Já a Grécia, que empatou com a Polônia na abertura, segue sem vencer uma partida no torneio desde a final da edição de 2004, em que superou os anfitriões portugueses por 1 a 0 para conquistar o título. As chances de vaga para os gregos são quase nulas.

A partida começou em ritmo alucinante, e em apenas cinco minutos o placar já havia sido alterado duas vezes com a República Checa aproveitando o fato de a Grécia contar com a zaga reserva (não jogaram o lesionado Avraam Papadopoulos e o suspenso Sokratis Papastathopoulos). Aos 2min, Jiracek recebeu passe de Rosicky e tocou na saída de Chalkias para abrir o placar.

Três minutos depois, Gebre Selassie fez grande jogada pela direita e rolou para Pilar completar, contando ainda com falha do goleiro grego. A ponta direita era o caminho para a seleção checa, que dominava a partida e dava a impressão de que faria o terceiro gol a qualquer momento.

A situação da Grécia se complicou ainda mais aos 21min, quando o goleiro Chalkias se machucou e precisou ser substituído por Sifakis. A Grécia, porém, conseguiu se acertar, congestionou o meio-campo e equilibrou a partida. Aos 40min, a equipe grega conseguiu até estufar a rede adversária, em cabeçada de Fotakis, mas a arbitragem anulou o gol por impedimento.

Depois do intervalo, o jogo ganhou emoção com a improvável falha de Petr Cech. Aos 7min, o goleiro se confundiu com a presença de Sivok, errou ao tentar defender a bola e viu Gekas completar para o fundo das redes. Já sem o lesionado Rosicky, os checos passaram a ter mais dificuldades para criar, e viram os gregos animados em busca do empate.

Apesar de ter mais volume de jogo, a Grécia tinha dificuldades em fazer Cech trabalhar. Aos 24min, Holebas cruzou bola na área e Sivok subiu para afastar. A jogada aérea era a mais buscada pelos gregos na luta pelo empate. Faltava criatividade para a seleção helênica, que manteve a pressão até os minutos finais. O resultado, porém, não foi mais alterado.

Ficha técnica

GRÉCIA 1 x 2 REPÚBLICA CHECA

Gols

GRÉCIA:
Gekas, aos 7min do 2º tempo
REPÚBLICA CHECA:
Jiracek, aos 2min, e Pilar, aos 5min do 1º tempo

GRÉCIA: Chalkias (Sifakis); Torossidis, K. Papadopoulos, Katsouranis e Holebas; Maniatis, Fotakis (Gekas)e Karagounis; Salpingidis, Samaras e Fortounis (Mitroglou)

Treinador: Fernando Santos

REPÚBLICA CHECA: Cech; Gebre Selassie, Kadlec, Sivok e Limbersky; Hubschman e Plasil; Jiracek, Rosicky (Kolar) (Rajtoral) e Pilar; Baros (Pekhart)

Treinador: Michal Bilek

Cartões amarelos
GRÉCIA: K. Papadopoulos, Torossidis e Salpingidis

REPÚBLICA CHECA: Jiracek, Kolar e Rosicky

Árbitro
Stéphane Lannoy (FRA)

Local
Municipal Stadium, em Wroclaw (POL)

Final: Grécia 1 x 2 República Checa; em HD:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade