PUBLICIDADE

Campeonato Argentino "inflado" começa na 6ª com 30 equipes

12 fev 2015 - 19h23
(atualizado às 21h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a novidade de ter 30 equipes, o Campeonato Argentino terá início nesta sexta-feira com o status de liga nacional de primeira divisão mais numerosa entre as de países com tradição no futebol.

No último semestre de 2014, foi disputado um torneio de transição que não teve rebaixados e do qual o Racing se sagrou campeão. Aos 20 times que disputaram essa competição, se juntam agora dez promovidos da segunda divisão, entre eles clubes muito conhecidos, como Argentinos Juniors e Huracán.

As mudanças no campeonato estão apenas começando. Neste ano, haverá dois rebaixados e dois promovidos. E no primeiro semestre de 2016 haverá um novo Torneio Transição para adequar o calendário do futebol argentino ao europeu, com três equipes caindo e apenas uma subindo. Esse número será mantido pelo menos até a temporada 2018/2019, para que a elite tenha 24 participantes.

<p>Campeão da Recopa Sul-Americana, River Plate começa com favoritismo na Argentina</p>
Campeão da Recopa Sul-Americana, River Plate começa com favoritismo na Argentina
Foto: EFE

O número de favoritos ao título, pelo menos antes de a bola rolar, é grande. Racing, River Plate (que na última quarta-feira venceu a Recopa Sul-Americana) e San Lorenzo (atual campeão da Libertadores) despontam devido às conquistas recentes. Independiente, Newell's Old Boys, Estudiantes e Vélez Sarsfield vêm de boas campanhas, e o Boca Juniors investiu bastante em contratações.

O Boca, que no domingo jogará contra o Olimpo em La Bombonera, foi às compras na Europa, onde buscaram o atacante Pablo Osvaldo, que já serviu a seleção italiana, e no Brasil, tirando o uruguaio Nicolás Lodeiro do Corinthians.

Atual campeão, o Racing não contratou grandes nomes, mas agora conta com o meia Oscar Romero, que era pretendido pelo Corinthians, equipe defendida por seu irmão, Ángel Romero. Por outro lado, o time de Avellaneda perdeu o também meia Adrián Centurión, que agora defende o São Paulo. A primeira partida da campanha de defesa do título acontecerá nesta sexta-feira, diante do Rosario Central.

<p>Boca Juniors tenta recuperar força na Argentina</p>
Boca Juniors tenta recuperar força na Argentina
Foto: Gabriel Rossi/STF / Getty Images

O primeiro time argentino a ter dado uma volta olímpica em 2015 foi o River, que bateu o San Lorenzo na Recopa com duas vitórias por 1 a 0. Dessa forma, o clube se recuperou das derrotas para o Boca na pré-temporada, uma delas por 5 a 0, e renovaram o moral para o campeonato nacional, no qual estrearão no domingo diante do Sarmiento, em Junín, na província de Buenos Aires.

Apesar da conquista continental inédita em 2014, o 'Ciclón' vem em baixa, com a perda da Recopa e o modesto oitavo lugar no Transição. Tentando renovar os ares, o adversário de Corinthians e São Paulo no grupo 2 desta edição da Libertadores contratou o zagueiro Matías Caruzzo, o volante Franco Mussis e o atacante Sebastián Blanco. No sábado, os comandados de Edgardo Bauza receberá o Colón no estádio Nuevo Gasómetro.

Entre os 30 participantes do Argentino, o campeão será definido em 8 de novembro. Este estará classificado para a Libertadores de 2016, assim como o vice. Do terceiro ao sexto colocado haverá um playoff pela terceira vaga em que o vencedor irá à principal competição continental, enquanto aquele que perder na final irá diretamente à Copa Sul-Americana.

Os dois derrotados ainda na semifinal irão para outro playoff, o da Sul-Americana, que terá mais 12 times, os que ficaram da sétima à 18ª posição. Já os rebaixados serão os donos das piores médias de pontos nas quatro últimas temporadas, uma a mais do que era comum na Argentina.

Programação da 1ª rodada do Campeonato Argentino:.

Sexta-feira:

Vélez Sarsfield x Aldosivi

Racing x Rosario Central

Sábado:

Gimnasia La Plata x Defensa y Justícia

San Lorenzo x Colón

Godoy Cruz x San Martín

Newell's Old Boys x Independiente

Banfield x Temperley

Crucero del Norte x Tigre

Domingo:

Quilmes x Lanús

Unión x Huracán

Boca Juniors x Olimpo

Argentinos Juniors x Atlético Rafaela

Sarmiento x River Plate

Segunda-feira:

Arsenal de Sarandí x Estudiantes

Belgrano x Nueva Chicaco

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade