PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Cuca fora e ex-Cruzeiro goleador: entenda Champions da Ásia

18 mai 2015 - 17h03
Compartilhar
Exibir comentários

Muitos não acompanham a Liga dos Campeões da Ásia. Para falar a verdade, pouquíssimos brasileiros sabem que tal torneio existe. Recheada de atletas nacionais e até com jogador convocado por Dunga para a Copa América de 2015, a competição continental asiática ganha cada vez mais importância. O torneio deste ano, inclusive, chega às oitavas de final nesta terça-feira com brasileiros como destaque, apesar de outros acumularem fracassos. Veja curiosidades de conhecidos dos brasileiros na Liga dos Campeões asiática: 

Ricardo Goulart artilheiro

Ricardo Goulart joga no Guangzhou Evergrande
Ricardo Goulart joga no Guangzhou Evergrande
Foto: . / Reprodução

Destaque do Cruzeiro na conquista do Brasileiro do ano passado, Ricardo Goulart recebeu críticas por ter aceitado ganhar milhões na China em vez de se transferir para um centro mais desenvolvido. Alheio a tudo isso, o ex-cruzeirense dá show na Ásia: é o artilheiro da Liga dos Campeões com seis gols marcados. Foi um dos principais responsáveis pela classificação do Guanghzou Evergrande, que conta também com os brasileiros Alan, Renê Junior e Elkeson e é treinado pelo italiano Fabio Cannavaro. Mesmo assim, o atacante não foi convocado por Dunga.

E o Éverton Ribeiro? Também vai bem, obrigado

Everton Ribeiro foi convocado para a Copa América mesmo no Al Ahli
Everton Ribeiro foi convocado para a Copa América mesmo no Al Ahli
Foto: Site oficial do Al Ahli / Reprodução

Ao contrário do ex-companheiro, Éverton Ribeiro estará na Copa América. O jogador, que deixou o time mineiro para atuar no Al Ahli, dos Emirados Árabes, se aproveitou da lesão de Oscar para ser lembrado. Mas assim como Goulart também é de vital importância no torneio: fez três gols na competição, incluindo um na última rodada, quando foi responsável pela classificação do time com um gol e uma assistência em vitória apertada por 3 a 2.  

Tem fiasco palmeirense entre os artilheiros....

Diogo não deixou saudades no Palmeiras
Diogo não deixou saudades no Palmeiras
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

Revelação da Portuguesa e com passagens também por Flamengo e Santos, Diogo não deixou saudades na torcida do Palmeiras e por isso embarcou para uma aventura na Tailândia, onde atua pelo Buriram United. E não é que fez bem? Na Liga dos Campeões, o atleta é o terceiro maior artilheiro, com quatro gols. Quase foi o responsável direto pela classificação do time à fase seguinte, mas a equipe tailandesa foi eliminada nos critérios de desempate.

Lembra deles?

Osvaldo saiu do São Paulo para o futebol asiático
Osvaldo saiu do São Paulo para o futebol asiático
Foto: Daniel Ramalho / Terra

A fase de oitavas de final contará com um número gigante de brasileiros. Praticamente todos os 16 times classificados contam com ao menos um jogador do País no elenco. Muitos nomes, inclusive, você lembra. Thiago Neves (Al Hilal), Grafite (Al Sadd), Muriqui (Al Sadd), Osvaldo (Al Ahli), Bruno César (Al Ahli), Márcio Mossoró (Al Ahli), Victor Simões (Al Ahli), Ricardo Bueno (Seongnam FC), Everton Santos (FC Seoul) e Lins (Gamba Osaka) são alguns nomes conhecidos que já passaram por grandes times brasileiros.

Além dos “medalhões” do Brasil, outros diversos jogadores brasileiros, menos conhecidos, também estão presentes na fase final da Champions “genérica”. Muitos têm passagens por pequenos clubes nacionais antes de se destacarem no futebol asiático.

Olha o Zizao aí!

Zizao quase não jogou pelo Corinthians
Zizao quase não jogou pelo Corinthians
Foto: Luis Moura / Gazeta Press

Corintiano, lembra do Zizao? Pois é, ele está na fase final da Liga dos Campeões da Ásia. A sua equipe, Beijing Gouan, conseguiu a classificação entre os 16 melhores do continente asiático. O chinês, no entanto, não marcou nenhum gol no torneio até aqui.

Jogadores brilham, mas treinadores decepcionam

Cuca foi eliminado na fase de grupos da Champions asiática com o Shandong Luneng
Cuca foi eliminado na fase de grupos da Champions asiática com o Shandong Luneng
Foto: Leonardo Benassatto / Futura Press

Sim, muitos jogadores brasileiros têm brilhado na Liga dos Campeões da Ásia. O mesmo, no entanto, não pode ser dito dos treinadores nacionais. Cuca, que conta com milhões investidos no Shandong Luneng, não conseguiu passar de uma terceira colocação do Grupo E junto aos brasileiros Diego Tardelli, Júnior Urso, e Aloísio e foi eliminado. Já Toninho Cerezo, que conta com o ex-Palmeiras e Vitória Dinei no elenco do Kashima Antlers, fez ainda pior: ficou em último no Grupo H.

Confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia:

Terça-feira (19/05)

7h - Jeonbuk Hyundai Motors (KOR) x Beijing Guoan (CHN)

7h30 - Suwon Samsung FC (KOR) x Kashiwa Reysol (JPN)

12h - Persepolis (IRN) x Al Hilal (KSA)

13h15 - Al Sadd (QAT) x Lekhwiya (QAT)

Quarta-feira (20/05)

7h30 - Seongnam FC (KOR) x Guangzhou Evergrande (CHN)

7h30 - FC Seoul (KOR) x Gamba Osaka (JPN)

12h30 Naft Tehran (IRN) x Al Ahli (KSA)

12h45 - Al Ahli (UAE) x Al Ain (UAR)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade