PUBLICIDADE

Copa no fim do ano gera controvérsia; conheça opiniões

24 fev 2015 - 12h11
(atualizado às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma força-tarefa da Fifa reunida nesta terça-feira recomendou jogar a Copa do Mundo de 2022 em novembro e dezembro, para evitar o calor do verão do país-sede Catar. A entidade afirmou que escolheu o "período mais viável" entre propostas para jogar em janeiro, abril ou maio, datas que favorecem mais o futebol europeu. Isto bastou para que uma polêmica fosse criada e, consequentemente, para que a comunidade do futebol divergisse sobre o tema. Confira, abaixo, as opiniões já emitidas (a favor ou contra a realização do Mundial no inverno).

Sindicato internacional de jogadores de futebol (FIFPro)

Pediu para que a Copa do Mundo de 2022, no Catar, não seja realizada no verão, e sim no inverno, para evitar um clima extremo e proteger a saúde dos jogadores. "FIFPro está convencido que a mudança para os meses de inverno é a única solução viável para proteger a saúde e a segurança dos jogadores que competirão na Copa do Mundo de 2022", afirmou a organização em comunicado. O secretário-geral do FIFPro, Theo van Seggelen, declarou que se livrar do perigo de jogar no verão "é uma questão de direitos humanos".

<p>Escolha da Fifa por Catar como sede de 2022 tem causado problemas à entidade</p>
Escolha da Fifa por Catar como sede de 2022 tem causado problemas à entidade
Foto: Ian Walton / Getty Images

Clubes

Vão pedir compensação se a Fifa decidir realizar a Copa de 2022, no Catar, em novembro e dezembro. As ligas da Europa disseram que essa alteração do calendário causaria “um grande dano” ao futebol de seus países. “Não se pode esperar que os clubes e as ligas da Europa arquem com os custos de tal reagendamento", disse Karl-Heinz Rummenigge, presidente da Associação de Clubes Europeus. 

A Associação de Ligas Profissionais de Futebol Europeias também discordou do evento em novembro e dezembro, afirmando que a proposta iria “perturbar e causar um grande dano ao andamento normal das competições nacionais europeias”.

<p>Será que José Mourinho ficaria feliz em ver a temporada europeia parar para a relização da Copa?</p>
Será que José Mourinho ficaria feliz em ver a temporada europeia parar para a relização da Copa?
Foto: Christian Hartmann / Reuters

Uefa

Apoia a recomendação feita pela Fifa para que a Copa do Catar seja disputada entre o fim de novembro e dezembro de 2022, além de destacar que não vê problemas em reprogramar as competições europeias para a temporada 2022-2023 se a mudança no calendário do Mundial for aprovada. "Em benefício dos jogadores e dos torcedores, a Uefa acredita que o evento deveria ser jogado no inverno e agora está à espera da decisão final do Comitê Executivo da Fifa, que será tomada entre 18 e 19 de março", indicou a entidade em comunicado.

<p>Uefa, presidida por Michel Platini, defende Mundial de 2022 em dezembro</p>
Uefa, presidida por Michel Platini, defende Mundial de 2022 em dezembro
Foto: Getty Images

Fonte: com informações da Agência Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade