PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Costa do Marfim fracassa de novo e é eliminada pela Nigéria

3 fev 2013 - 14h51
(atualizado às 15h09)
Compartilhar
Exibir comentários

A chamada "geração dourada" da Costa do Marfim terminou mais uma competição importante sem conquistar o título. Neste domingo, a equipe foi eliminada pela Nigéria nas quartas de final da Copa Africana de Nações. A partida terminou com o resultado de 2 a 1 no Royal Bafokeng Stadium, em Rustemburgo, na África do Sul. 

Sunday Mba é erguido por colegas após marcar 2º gol nigeriano - decisivo para eliminar a Costa do Marfim
Sunday Mba é erguido por colegas após marcar 2º gol nigeriano - decisivo para eliminar a Costa do Marfim
Foto: AP

Com o resultado, a Nigéria se classifica para enfrentar na semifinal Mali, que no sábado havia batido a África do Sul nos pênaltis, por 3 a 1, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Os nigerianos já foram campeões da Copa Africana em 1980 e 1994 e terminaram na terceira posição nas quatro edições do evento disputadas entre 2002 e 2010, mas não eram considerados favoritos para essa partida.

Eles se classificaram como segundos colocados do Grupo C - com cinco pontos, terminaram empatados com a Burkina Faso. Costa do Marfim, por sua vez, havia liderado o Grupo D da primeira fase, com sete pontos, e vivia melhor fase depois de ser vice-campeã do evento em 2012 sem sofrer gols. A seleção perdeu a final para Zâmbia nos pênaltis, por 9 a 8, depois de empate por 0 a 0 no tempo normal.

A Copa Africana na África do Sul representou mais uma chance perdida para a atual geração de Costa do Marfim, que classificou o país a uma Copa do Mundo pela primeira vez na história, participando do torneio da Fifa em 2006 e 2010, mas não conquistou nenhum título até aqui.

Alguns dos principais jogadores marfinenses, mais veteranos, podem não ter mais grandes oportunidades para quebrar esse jejum: o atacante Didier Drogba tem 34 anos, enquanto que o volante Didier Zokora tem 32 e o zagueiro Kolo Touré tem 31. 

O jogo - Contando com jogadores mais badalados, a Costa do marfim foi melhor durante boa parte do primeiro tempo, apesar de ter saído atrás no placar. Aos 42min, em jogada ensaiada de bola parada, Obi Mikel rolou para Emenike, que mandou um chute muito forte e abriu a contagem, sem chances para o goleiro.

O gol ressaltou a necessidade da Costa do Marfim de transformar em números a superioridade que vinha mostrando dentro de campo. Logo aos 4min da segunda etapa, Drogba lançou bola na área e Tioté empatou de cabeça.

Com o placar novamente igual, a Costa do Marfim achou ainda mais motivação para continuar pressionando o adversário, o que fez com êxito até os 32 minutos. Foi quando que Mbah fez boa jogada pelo meio, passando por cinco marcadores, em velocidade, e chutou de fora da área. A bola desviou na marcação e tirou o goleiro da jogada, colocando a Nigéria na frente mais uma vez.

A necessidade de pelo menos empatar novamente a partida fez com que a Costa do Marfim fosse com dez jogadores ao ataque. Quando o juiz anunciou quatro minutos de acréscimo, a tensão no Royal Bafokeng Stadium só aumentou, até ser dissipada com o apito final e a festa nigeriana.

Com informações da Gazeta Esportiva

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade