PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Saiba quem é o "cartola-deputado" cotado para assumir a CBF

4 jun 2015 - 18h04
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Nome preferido de Marco Polo Del Nero para a sucessão na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o vice-presidente Marcus Vicente, 61 anos, é um dos principais nomes da bancada da bola no Congresso. Eleito deputado federal em outubro de 2014 pelo PP (Partido Progressista), com 45 mil votos, o dirigente fez carreira no futebol como presidente da Federação Capixaba por 20 anos.

De acordo com outro vice-presidente da CBF, Delfim Peixoto, 79 anos, Marco Polo Del Nero estaria decidido a promover mudanças no estatuto da entidade, a fim de impedir que o vice mais idoso assumisse a confederação na eventual ausência do presidente. Em entrevista ao Terra, Delfim deixou claro que há um movimento em curso para que Marcus Vicente seja o primeiro na linha de sucessão, com ou sem renúncia de Del Nero.

Marcus Vicente (à esq.) é presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo e vice da CBF
Marcus Vicente (à esq.) é presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo e vice da CBF
Foto: Divulgação

Atualmente, Marcus Vicente é presença constante nos encontros de dirigentes da CBF com parlamentares a fim de atuar no lobby da entidade para mudanças do texto da Medida Provisória 671, assinada pela presidente Dilma Rousseff em março. A MP do Futebol, como é conhecida, trata de temas polêmicos como a responsabilização de dirigentes e punição a clubes que atrasem pagamento do salário dos atletas.

Vicente é de Ibiraçu, no Espírito Santo. Começou a trabalhar como vendedor em uma cervejaria. Chegou a ser árbitro de futebol. Fez faculdade de Direito e foi gerente comercial de várias empresas. Como cartola, além de dirigir a Federação Capixaba, ocupou o cargo de vice consultivo da CBF, de 1995 a 2000.

O deputado, um dos que tentam evitar os impactos da MP do Futebol no Congresso, está no quinto mandato federal. É fiel a Marco Polo Del Nero,  com quem já visitou nos últimos dois meses o gabinete dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha. Eles também mantiveram encontros com os ministros do Esporte, George Hilton, do Turismo, Henrique Alves, e da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A CBF tem cinco vices, eleitos na chapa de Del Nero. Todos tomaram posse em abril. Vicente representa o Centro-Oeste. Delfim, a Região Sul. Ao ser empossado, o deputado comentou sobre as mudanças na confederação.

Marco Polo Del Nero deixou Federação Paulista de Futebol para assumir entidade que comanda o futebol nacional
Marco Polo Del Nero deixou Federação Paulista de Futebol para assumir entidade que comanda o futebol nacional
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Divulgação

"Vamos viver um novo e auspicioso momento, uma nova década no futebol brasileiro. O Fair Play Financeiro e o Fair Play trabalhista serão verdadeiros avanços da eficiência na gestão. Vamos trabalhar com mais transparência, mais responsabilidade econômica e social. Vamos fortalecer competições das categorias de base, o legado da Copa, a formação da arbitragem, a capacitação de dirigentes de clubes e federações. Enfim, vamos trabalhar para toda a cadeia produtiva do futebol brasileiro. Incentivar e ampliar o futebol feminino no Brasil através das competições estaduais, regionais e nacionais", disse.

Presidente da Federação Capixaba de 1994 a 2015, Vicente comandou a entidade no período em que o estado não conseguiu colocar um time na principal divisão do País (última vez foi em 1993 com a Desportiva). Atualmente, o Espírito Santo sequer tem um clube na Série C do Brasileiro.

Sob pressão por renúncia, Del Nero visita Seleção Brasileira:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade