
- Dassler Marques
- Direto de Kiev (Ucrânia)
Campeã europeia em 2008. Campeã mundial em 2010. Campeã europeia em 2012. A geração espanhola atualmente comandada por Vicente del Bosque ratificou neste domingo o status de melhor equipe do planeta. Em Kiev, na Ucrânia, a equipe, criticada durante parte da Eurocopa 2012 pelo futebol apresentado, respondeu com maestria: goleada por 4 a 0 sobre a Itália, que garantiu ao país o bicampeonato consecutivo, inédito na história da competição.
» Escolha os melhores e monte a seleção da Eurocopa 2012
» Veja as mulheres dos jogadores da Euro e vote na mais bela
» Torcedores agitam nos estádios da Eurocopa; veja fotos
A geração, apoiada no talento de Xavi e Andrés Iniesta, duas grandes estrelas do Barcelona e da equipe, colocou a seleção espanhola ao lado da Alemanha como as maiores vencedoras da história da Euro. História iniciada em 2008, quando, na Suíça, Fernando Torres anotou o gol da vitória por 1 a 0 sobre os alemães, afastando o estigma de fracasso no futebol do país. A partir deste dia, o grito espanhol se restringe às comemorações de títulos importantes.
Xavi domina jogo, e Espanha abre grande vantagem em 45min
As críticas sobre o estilo espanhol adotado na Eurocopa parece que atingiram a equipe comandada por Vicente del Bosque. Na decisão diante da Itália, justamente um adversário que se espelhou no sistema de jogo de toques parecido, a atual campeã mundial se mostrou mais objetiva. O exemplo da ¿fome¿ espanhola surgiu aos 10min, quando Xavi tabelou com Fábregas e arriscou de fora da área, assustando Buffon.
Dona do jogo nos primeiros minutos, a Espanha não demorou a conseguir balançar as redes. Aos 13min, Iniesta recebeu livre na intermediária e descolou um lindo passe em profundidade para Fábregas. O camisa 10 espanhol ganhou na velocidade de Chiellini e cruzou na medida para David Silva. O jogador do Manchester City desviou com precisão de cabeça para abrir o marcador.
O gol anotado logo no início modificou o comportamento espanhol no restante da etapa inicial. Acostumada a controlar a posse de bola e minar as tentativas adversárias, a atual campeã mundial se retraiu e permitiu à Itália ditar o ritmo de jogo. Recuado, o time vermelho esperava apenas um erro do adversário para encaixar um contra-ataque.
O espaço esperado pela Espanha surgiu aos 40min. Xavi avançou em velocidade e achou Jordi Alba. O lateral esquerdo recebeu livre e tocou com categoria na saída de Buffon, se aproximando de um inédito bicampeonato. A Itália, acuada pelo volume de jogo adversário, pouco ameaçava - a principal chance surgiu aos 43min, com Montolivo -, embora tenha terminado a etapa inicial com mais posse de bola do que o rival.
Geração espanhola controla jogo, dá show e faz história com bicampeonato
O extremo domínio espanhol na primeira etapa abateu o time italiano. A Espanha, por outro lado, retornou ainda melhor. Logo aos 3min, Fábregas, um dos grandes destaques da decisão, deixou Balzaretti no chão, fintou mais um marcador e chutou fraco. Buffon conseguiu tocar na bola e evitar o terceiro gol da principal equipe do mundo no momento.
A Itália pouco ameaçou a meta defendida por Casillas. O técnico Claudio Cesare Prandelli tentou ainda modificar a configuração do ataque com Di Natale; mas o experiente jogador não conseguiu novamente vazar o gol espanhol - foi o único na Euro a superar o goleiro do Real Madrid. Aos 7min, o camisa 11 recebeu de Montolivo e exigiu grande defesa do rival.
A oportunidade desperdiçada por Di Natale vacinou a Espanha. A equipe retomou o estilo clássico da atual geração e controlou o ritmo de jogo. Tal ritmo só aproximou a campeã mundial do terceiro gol, situação que desanimou completamente o lado italiano. Atrás no marcador, o país tetracampeão mundial ainda perdeu Thiago Motta, que entrou no segundo tempo e precisou deixar o jogo por lesão.
Melhor para o time Xavi, Iniesta e companhia, que, ao melhor estilo de eficiência no passe, pôde comemorar escrever mais um capítulo desta formação espetacular. Ainda antes do final, Fernando Torres fundou um novo grupo na história: o de goleadores em duas finais de Euro. Autor do gol do título espanhol em 2008, o centroavante do Chelsea recebeu passe de Xavi e finalizou com precisão na saída de Buffon, ampliando o marcador aos 38min.
Fernando Torres, que poderia assumir a artilharia isolada da Euro, ainda mostrou solidariedade no final do jogo. O camisa 9 recebeu grande passe de Xabi Alonso e, diante de Buffon, rolou de lado para Juan Mata, companheiro de Chelsea. O camisa 13, com o gol livre, chutou para as redes, em seu primeiro toque na Euro, e transformou a simples vitória em goleada, a maior aplicada por um time na história em uma final de Eurocopa.
FICHA TÉCNICA
ESPANHA 4 x 0 ITÁLIA
Gols:
ESPANHA: David Silva, aos 13min do 1º tempo; Jordi Alba, aos 40min do 1º tempo; Fernando Torres, aos 38min do 2º tempo; e Juan Mata, aos 43min do 2º tempo
ESPANHA: Iker Casillas; Alvaro Arbeloa, Sergio Ramos, Gerard Piqué e Jordi Alba; Sergio Busquets, Xabi Alonso e Xavi; David Silva (Pedro Rodríguez), Césc Fábregas (Fernando Torres) e Andrés Iniesta (Juan Mata).
Técnico: Vicente del Bosque.
ITÁLIA: Gianluigi Buffon; Ignazio Abate, Andrea Barzagli, Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini (Federico Balzaretti); Andrea Pirlo, Daniele De Rossi, Claudio Marchisio e Riccardo Montolivo (Thiago Motta); Antonio Cassano (Antonio Di Natale) e Mario Balotelli.
Técnico: Claudio Cesare Prandelli.
Cartões Amarelos
ESPANHA: Gerard Piqué
ITÁLIA: Andrea Barzagli
Árbitro
Pedro Proença (Portugal)
Local
Estádio Olímpico de Kiev, em Kiev (Ucrânia)
- Jogadores espanhóis vibram com o título da Euro 2012 em Kiev, na Ucrânia, após a vitória por 4 a 0 sobre a Itália, na final Foto: Getty Images
- O capitão Iker Casillas ergue o troféu da Euro 2012, a segunda conquista consecutiva da Espanha no torneio Foto: Getty Images
- Iker Casillas comemorou o título europeu beijando a noiva Sara Carbonero Foto: Reuters
- Espanhóis conquistaram o terceiro título importante consecutivo Foto: AP
- Com a vitória por 4 a 0 sobre a Itália, a Espanha conquistou o bi da Euro Foto: AP
- Arbeloa ergue a taça da Euro Foto: Reuters
- Jogadores espanhóis comemoram a vitória e o título europeu Foto: Getty Images
- Juan Mata, autor do último gol da Espanha na final, ergue a taça da Euro 2012 Foto: Reuters
- Ramos e Jesus Navas beijam a taça da Euro 2012 Foto: Reuters
- Jogadores posam para fotos após a conquista da Euro 2012 Foto: Reuters
- Espanhóis invadem o campo após o apito final Foto: Getty Images
- David Silva (à dir.) comemora primeiro gol da final da Eurocopa de 2012. A decisão entre Espanha e Itália é disputada no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia Foto: Getty Images
- Após cruzamento de Fábregas de dentro da grande área, Silva cabeceia para abrir o placar da partida, aos 14min do primeiro tempo Foto: AP
- A Espanha começou melhor o encontro e conseguiu o gol em grande jogada de Fábregas Foto: AP
- Principais responsáveis pelo gol de abertura do marcador, Silva e Fábregas se abraçam Foto: AP
- Zagueiro Sergio Ramos e atacante Mario Balotelli disputam bola pelo alto durante a final; espanhol levou a melhor Foto: AP
- Sergio Ramos faz a proteção para que o goleiro Iker Casillas afaste o perigo da grande área espanhola; Balotelli estava atento aguardando algum erro da defesa rival Foto: AP
- Atacante Antonio Cassano domina a bola, enquanto é observado pelo zagueiro Gerard Piqué Foto: Reuters
- Meia Cesc Fábregas, desta vez atuando como atacante, avança com a bola diante da marcação de Andrea Pirlo Foto: Reuters
- Autor do primeiro gol da decisão, David Silva caminha com a bola, enquanto Pirlo e Leonardo Bonucci acompanham Foto: Reuters
- Xavi Hernández e Daniele De Rossi disputam a bola de forma mais brusca, caindo no gramado de Kiev Foto: Reuters
- Casillas tira bola da cabeça de Mario Balotelli, na grande final da Euro 2012 Foto: AP
- Cassano tenta de longe, mas sem sucesso Foto: AP
- Cassano se machucou e foi substituído no intervalo por Di Natali Foto: AP
- Villa e Puyol, que ficaram de fora da Euro 2012 por contusão, foram ao estádio acompanhar a final da Euro 2012 Foto: AP
- Jordi Alba recebeu ótimo passe de Xavi e marcou o segundo gol da Espanha na final da Euro 2012 Foto: AP
- Alba, de 23 anos, foi um dos grandes destaques da Espanha no torneio Foto: AP
- Alba não se intimidou diante de Buffon e marcou 2 a 0 para a Espanha Foto: AP
- Jordi Alba fui cumprimentado por Xabi Alonso, após o gol marcado Foto: AP
- Abate lamenta, após o segundo gol espanhol Foto: Getty Images
- Mario Balotelli lamenta chance perdida na final da Euro 2012 Foto: Reuters
- Chiellini saiu contundido ainda no primeiro tempo Foto: Getty Images
- Balotelli, que era grande esperança da Itália, teve uma atuação fraca na final Foto: Reuters
- Bem marcado, Balotelli pouco produziu para a Itália Foto: Getty Images
- Di Natale entrou, mas não conseguiu mudar o panorama da partida Foto: Reuters
- Thiago Motta entrou aos 10 minutos do segundo tempo e logo se contundiu, deixando a Itália com um jogador a menos Foto: AP
- Casillas vibra com gols da Espanha na final da Euro 2012 Foto: Getty Images
- Torres ficou cara a cara com Buffon e marcou o terceiro gol da Espanha Foto: AP
- Torres foi o primeiro jogador a marcar gols em duas finais seguida de Eurocopa Foto: Getty Images
- Juan Mata fez o último gol na goleada por 4 a 0 sobre a Itália, que deu o bicampeonato europeu à Espanha Foto: Getty Images

