
A Espanha não teve facilidade nesta quarta-feira, mas levou a melhor sobre Portugal nos pênaltis e se credenciou para disputar o bicampeonato da Eurocopa. Em um duelo bastante equilibrado, os vizinhos de Península Ibérica empataram por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, mas os espanhóis atuais campeões continentais e mundiais se sobressaíram na disputa de penalidades, com um triunfo por 4 a 2, e garantiram a primeira vaga na final.
» Veja em 3D: Espanha vence Portugal nos pênaltis
» Veja como foi Portugal x Espanha
O resultado desta quarta-feira confirma o status de favorita da Espanha, que agora terá a oportunidade de lutar pelo segundo título consecutivo na Eurocopa. A equipe campeã de 2008, contudo, encontrou dificuldades diante de uma bem postada defesa portuguesa e só mostrou força na prorrogação. Ainda assim, apenas nos pênaltis a vaga foi sacramentada.
Os espanhóis viram Xabi Alonso perder a primeira cobrança, mas depois contaram com gols de Andrés Iniesta, Gerard Piqué, Sergio Ramos e Cesc Fábregas. Já os portugueses também abriram a disputa de penalidades com um erro de João Moutinho. Depois, Pepe e Nani marcaram, enquanto Bruno Alves (que bateria o terceiro pênalti e foi substituído em cima da hora por Nani) chutou no travessão.
A final da Eurocopa está marcada para o próximo domingo, às 15h45 (de Brasília), no Estádio Olímpico de Kiev, também na Ucrânia. A Espanha disputará o título continental com o vencedor da outra semifinal, que será realizada nesta quinta, também às 15h45, entre Alemanha e Itália, na polonesa Varsóvia.
Portugal segura Espanha, mas cai nos pênaltis
Portugal não deixou que os adversários tivessem amplo domínio da posse de bola durante o primeiro tempo. Assim, apesar de as oportunidades mais chamativas de gol terem sido criadas pelos espanhóis, a etapa terminou equilibrada e com os lusitanos, inclusive, tendo mais chutes a gol (4 a 3).
Mas as bolas que mais assustaram a defesa em Donetsk foram chutadas pela Espanha: a primeira, aos 9min, com o lateral Álvaro Arbeola arriscando de fora da área e tirando tinta do travessão de Rui Patrício. Depois, aos 27min, Andrés Iniesta bateu colocado e a bola também levou perigo ao goleiro português.
A partida ficou mais pegada nos 45 minutos finais, e prova disso foi o alto número de cartões: se na primeira etapa apenas Fábio Coentrão havia sido advertido (por ter feito um gesto obsceno em direção ao banco espanhol), na segunda foram distribuídos sete amarelos.
Portugal, contudo, mostrava mais consistência dentro de campo: dificultava a criação dos adversários e ainda conseguia oferecer certo perigo ao goleiro Casillas, especialmente em faltas cobradas por Cristiano Ronaldo. A seleção lusitana, aliás, teve a melhor oportunidade da partida aos 44min, quando desceu em um contragolpe perigoso; Cristiano Ronaldo, porém, chutou muito mal de esquerda e mandou para longe a última oportunidade de gol no tempo regulamentar.
A Espanha só conseguiu aparecer com mais contundência na prorrogação, quando mostrou mais preparo físico e criou duas chances muito claras de gol, mas acabou esbarrando no goleiro Rui Patrício. Primeiro foi Iniesta, que apareceu na área aos 13min para finalizar cruzamento de Alba e forçando o camisa 1 português a fazer grande interceptação. Já aos 6min da etapa final Jesús Navas invadiu a área e bateu cruzado, mas o arqueiro lusitano conseguiu defender e manter o placar zerado.
Os espanhóis seguiram mais perigosos ao longo do tempo extra, mas não conseguiram impedir que a decisão do primeiro finalista da Euro saísse no desempate por pênaltis. Xabi Alonso e João Moutinho perderam suas cobranças na rodada inicial, mas os lusos voltaram a desperdiçar um chute com o zagueiro Bruno Alves, no fechamento da quarta rodada.
Cristiano Ronaldo, que nem teve tempo de cobrar seu pênalti (certamente fecharia a série), ficou desolado enquanto os espanhóis comemoravam. "Injustiça, injustiça", balbuciava o camisa 7, enquanto era focalizado pelas câmeras de televisão e se olhava no telão do estádio em Donetsk.
Ficha técnica
PORTUGAL 0 (2) x (4) 0 ESPANHA
PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão; Miguel Veloso (Custódio), João Moutinho, Raúl Meireles (Varella), Nani e Cristiano Ronaldo; Hugo Almeida (Nélson Almeida)
Treinador: Paulo Bento
ESPANHA: Iker Casillas; Álvaro Arbeloa, Sergio Ramos, Gerard Piqué e Jordi Alba; Xabi Alonso, Sergio Busquets, Xavi (Pedro), Andrés Iniesta e David Silva (Jesús Navas); Álvaro Negredo (Cesc Fábregas)
Treinador: Vicente del Bosque
Cartões amarelos
PORTUGAL: João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão e Miguel Veloso
ESPANHA: Sergio Ramos, Álvaro Arbeloa, Xabi Alonso e Sergio Busquets
Árbitro
Cuneyt Cakir (Turquia)
Local
Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia)
- A Espanha não teve facilidade, mas eliminou Portugal nos pênaltis nesta quarta-feira e se classificou para a decisão da Eurocopa Foto: AFP
- A Espanha não conseguiu superar a marcação portuguesa durante os 90 minutos de tempo regulamentar nem nos 30 de prorrogação. O triunfo, porém, saiu por 4 a 2 na disputa de pênaltis Foto: Reuters
- Cesc Fábregas cobrou o quinto pênalti da Espanha e confirmou a classificação dos atuais campeões europeus e mundiais à decisão do torneio continental Foto: Reuters
- Cristiano Ronaldo nem teve tempo de fazer sua cobrança. "Injustiça, injustiça", balbuciava o camisa 7 português enquanto se olhava no telão da Donbass Arena, em Donetsk, na Ucrânia Foto: Reuters
- Portugueses ficaram desolados com a eliminação. O time luso não conseguiu chegar à sua segunda decisão de Euro na história (após ter sido vice em 2004) Foto: Reuters
- O zagueiro Bruno Alves perdeu o quarto pênalti de Portugal, carimbando o travessão de Casillas Foto: Reuters
- Bruno Alves inicialmente faria a terceira cobrança da série, mas Nani se antecipou ao zagueiro para cobrar. Na penalidade seguinte, o zagueiro chutou no travessão Foto: Reuters
- Casillas também havia defendido o pênalti de João Moutinhoi, no início do desempate por pênaltis Foto: AP
- Apenas o volante Xabi Alonso perdeu cobranças pela Espanha. Ainda assim, a equipe conseguiu reagir e se classificar para a decisão da Eurocopa Foto: Reuters
- Rivais na Espanha, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, volta a encarar a marcação do volante Busquets, do Barcelona Foto: Getty Images
- A primeira boa chance da partida foi da Espanha, aos 9min: Arbeloa arriscou de fora da área e a bola passou raspando o travessão de Rui Patrício Foto: Reuters
- Cristiano Ronaldo sofreu falta nas imediações da área espanhola aos 17min. O camisa 7, porém, cobrou mal e chutou em cima da barreira Foto: AP
- Outro bom momento da Espanha saiu aos 28min: Iniesta tentou bater colocado na entrada da área e a bola passou perto do travessão Foto: Getty Images
- Cercado por Piqué, Nani tenta fazer o domínio durante ataque de Portugal Foto: Reuters
- Piqué pula para fazer o corte e afastar de cabeça a bola da zaga espanhola Foto: AFP
- Hugo Almeida foi o centroavante português nesta semifinal contra a Espanha Foto: AP
- Casillas se antecipa e sai do gol para cortar cruzamento na área da Espanha Foto: Reuters
- João Moutinho tenta fazer desarme, mas acaba derrubando o espanhol Jordi Alba Foto: AP
- David Silva e Fábio Coentrão dividem pela posse de bola, e lateral português leva a melhor Foto: Reuters
- Treinador português Paulo Bento orienta equipe portuguesa, que equilibrou o primeiro tempo com a Espanha em Donetsk Foto: AP

