PUBLICIDADE

Campeonato Espanhol

Aduriz marca duas vezes, e Bilbao bate Getafe com um a mais

18 abr 2015 - 18h51
(atualizado às 19h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda sonhando com vaga na próxima Liga Europa, o Athletic Bilbao deu um passo importante em busca desse objetivo. Neste sábado, a equipe venceu o Getafe por 4 a 0 em casa, com dois gols de Aritz Aduriz e um de Gomez Perez Ibai, e segue firme na cola da zona de classificação para o torneio continental de segundo escalação.

Aduriz fez gols e fez outras boas jogadas
Aduriz fez gols e fez outras boas jogadas
Foto: Juan Manuel Serrano Arce / Getty Images

Com o resultado, o Bilbao subiu para a oitava posição, alcançando a marca dos 43 pontos. O Villarreal é o sexto e último da faixa que leva à Liga Europa, com 51. Já o Getafe segue no setor intermediário da tabela, na 13ª colocação, com 36 pontos - oito de distância da degola.

Artilheiro da partida, o espanhol Aritz Aduriz protagonizou os melhores lances dela desde o início. Aos 13min, o atacante surgiu na entrada da área e arriscou o chute de fora, mas errou o alvo e viu a bola passar à esquerda da meta de Guaita. Novamente ele, aos 22min, desceu em velocidade para o ataque e voltou a finalizar, mais uma vez sem pontaria.

Já na marca dos 33min, o meia Gomez Perez Ibai recebeu e soltou uma bomba a 23 m de distância do gol, obrigando o arqueiro Guaita a se esforçar para salvar o Getafe, jogando para a linha de fundo em escanteio. Na cobrança, no entanto, Etxebarria jogou direto para fora.

Enquanto a partida seguia amplamente dominada pelo Bilbao, a polêmica deu as caras aos 44min, quando Emiliano Velazquez aplicou um carrinho sobre Aduriz - fora da área - e foi mal interpretado pela arbitragem, que lhe mostrou o cartão vermelho direto e assinalou a penalidade.

Foi assim que, aos 45min, o próprio Aduriz assumiu a responsabilidade e cobrou firme, no cantinho direito de Guaita, e converteu o pênalti, dando a vantagem ao Bilbao mesmo sob muita reclamação do time do Getafe e do técnico Pablo Franco Martín.

O segundo tempo começou parecido com o desfecho do primeiro. Logo no primeiro minuto, Andoni Iraola carregou pela intermediária e lançou Aduriz de forma rasteira, deixando o atacante na cara do gol. A partir daí, o goleador só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro adversário e comemorar.

Já aos 34min, Markel Susaeta levantou com categoria na cabeça de Gomez Perez Ibai, que só testou de leve para fazer o terceiro. Ainda houve tempo para mais um, aos 42min, quando o próprio Susaeta recebeu livre de Aketxe na pequena área e só empurrou para a rede, fechando a conta no marcador.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade