1 evento ao vivo

Artilheiro David Villa é apresentado no Barcelona e veste a 7

21 mai 2010
09h55
atualizado às 11h17

O Barcelona apresentou oficialmente nesta sexta-feira a primeira contratação para a temporada 2010/2011: o atacante David Villa, que estava no Valencia. O jogador de 28 anos vestiu a camisa 7 azul-grená e afirmou que "daria a vida pelo clube".

David Villa Sánchez nasceu em nasceu no dia 3 de dezembro de 1981, em Astúrias. O jogador começou a carreira no Sporting Gijón, onde ficou até 2003 e logo chamou a atenção do Real Zaragoza. Dois anos depois, o atacante de 1,75m acertou com o Valencia por 12 milhões de euros (hoje, R$ 28 milhões).

Durante as cinco temporadas que ficou no Valencia, Villa se tornou um dos melhores atacantes do mundo e chamou atenção de vários clubes da Europa por seus vários gols. Logo na sua primeira temporada, o camisa 7 marcou 25 tentos só no Campeonato Espanhol, sendo superado apenas por Samuel Eto'o, na época, jogador do Barcelona. Durante nove temporadas como jogador profissional, David Villa já marcou 244 gols, média de 27,1 gol/ano.

Sua primeira partida na seleção espanhola foi no dia 9 de fevereiro de 2005, quando marcou o último tento na goleada por 5 a 0 diante de San Marino. Seu bom rendimento na equipe rendeu uma convocação para a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, quando participou de quatro jogos e marcou três gols, artilheiro da Espanha junto com Fernando Torres.

Dois anos depois, na Eurocopa, Villa assumiu a camisa 7 do ídolo Raul e se firmou como titular absoluto ao lado de Torres, sendo artilheiro do torneio continental de seleções, com quatro gols. Mesmo assim, o atleta teve um problema físico e não disputou a final. Na Copa das Confederações, em 2009, o atacante fez cinco jogos e marcou três gols na campanha que rendeu aos espanhóis o terceiro lugar.

Novo jogador do Barcelona, atual campeão espanhol, Villa se mostrou emocionado. "Para mim é uma honra, um orgulho e um passo muito importante na minha carreira. Agora posso realizar um dos meus maiores sonhos, que é jogar em uma equipe como o Barcelona. Desculpe meu nervosismo. Vou dar minha vida por este clube", disse o atacante, em sua apresentação.

"Tinha claro que só sairia do Valencia para o Barcelona. Prometo muito trabalho, humildade e fidelidade ao clube. Tomara que todos os gols que eu marque sejam úteis para o Barcelona seguir vencedor. Espero dar minha contribuição para fazer o time melhor do que já é", completou o atacante.

David Villa chegou ao Barcelona com festa e prometendo muito empenho
David Villa chegou ao Barcelona com festa e prometendo muito empenho
Foto: AP
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade