0

Campeonato Espanhol

Messi decide contra Atlético, e Barça é campeão em Madri

Andrea Comas / Reuters
17 mai 2015
15h54
atualizado em 15/6/2015 às 12h18
  • separator
  • comentários

Anotem na agenda: foi no dia 17 de maio de 2015 que um trio formado por Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar conquistou o seu primeiro título. Neste domingo, quando curiosamente o uruguaio não pode jogar por ainda sentir dores musculares, o Barcelona começou a coroar uma espetacular temporada de seus três craques e conquistou o título do Campeonato Espanhol. Coube a Messi decidir: o argentino fez o único gol da vitória catalã por 1 a 0 sobre o Atlético de Madrid, no Vicente Calderón, e depois festejou. O Barça é campeão! Confira como foi o jogo em detalhes aqui.

Ainda resta uma rodada para o término da liga espanhola, mas a equipe azul-grená não pode ser mais alcançada. Mesmo com a vitória do Real Madrid sobre o Espanyol, fora de casa, o Barcelona manteve a vantagem de quatro pontos sobre o maior rival e vai poder encarar o La Coruña, no próximo fim de semana, com a faixa de campeão no peito.

Viva o trio MSN, autor de 79 dos 108 gols blaugranas no campeonato; viva o Barça, 23 vezes dono da Espanha; viva o futebol!

Barcelona foi campeão espanhol pela 23ª vez - faltam 9 para alcançar o Real
Barcelona foi campeão espanhol pela 23ª vez - faltam 9 para alcançar o Real
Foto: Gonzalo Arroyo Moreno / Getty Images

Mesmo sem poder contar com Luis Suárez, vetado por ainda sentir dores musculares, o Barcelona foi o senhor do jogo no Vicente Calderón. Com Pedro no lugar do uruguaio, o time catalão dominou a posse de bola durante toda a partida e deixou a equipe rival afundada na entrada de sua grande área pela maior parte do tempo. Os mandantes só assustaram nos minutos iniciais, em cabeçada de Giménez que foi brilhantemente defendida por Bravo.

De resto, foi ataque contra defesa. Só no segundo tempo que o Atlético de Madrid se arriscou com investidas ofensivas pontuais. Depois do intervalo, o Barcelona também teve mais dificuldades para criar jogadas a partir da defesa, já que o time colchonero passou a atuar com a marcação adiantada. Mas não teve problema. Quem tem Messi ganha títulos. O argentino tabelou com Pedro aos 19min segundo tempo e fez um lindo gol para garantir a taça ao Barcelona.

Messi mandou a bola no cantinho esquerdo de Oblak e correu para o abraço
Messi mandou a bola no cantinho esquerdo de Oblak e correu para o abraço
Foto: Cesar Manso / AFP

Polêmicas

A arbitragem da partida deste domingo foi controversa. Undiano Mallenco não entendeu como pênalti um toque de mão de Juanfran após cabeçada de Messi no primeiro tempo e ainda assinalou como falta (e não penalidade máxima) uma infração questionável sofrida por Daniel Alves dentro da área. O homem do apito estava perdidinho...

Bola na mão de Juanfran não foi interpretada como pênalti pelo árbitro
Bola na mão de Juanfran não foi interpretada como pênalti pelo árbitro
Foto: Cesar Manso / AFP

Foi por pouco, Ney!

Neymar entrou em camp, neste domingo, em Madri, podendo alcançar uma marca histórica: a de ser o único jogador da história do Barcelona a anotar pelo menos um gol em oito partidas consecutivas. Nem a máquina de quebrar recordes Lionel Messi havia conseguido fazer isto. Mas o brasileiro falhou na tentativa de balançar as redes. Até teve uma chance claríssima, frente a frente com Oblak no segundo tempo, mas isolou. Não foi desta vez, Ney! Pelo menos o camisa 11 foi campeão de uma liga nacional pela primeira vez na carreira.

Neymar não bateu recorde, mas ganhou o 1º título de liga nacional de sua vida
Neymar não bateu recorde, mas ganhou o 1º título de liga nacional de sua vida
Foto: Andrea Comas / Reuters

Primeiro capítulo de uma nova dinastia?

O título deste domingo foi a primeira grande glória do trio Messi-Suárez-Neymar pelo Barcelona. Os três ergueram pela primeira vez um título juntos e, como fizeram uma temporada para lá de espetacular, fica a pergunta: será que este 17/05/2015 ficará marcado como o dia em que uma nova dinastia do futebol mundial escreveu o seu primeiro capítulo?

Neste domingo faltou Suárez. Mas vem aí uma nova dinastia do futebol com o MSN?
Neste domingo faltou Suárez. Mas vem aí uma nova dinastia do futebol com o MSN?
Foto: Paul White / AP

Troco do Barcelona

No ano passado, o Atlético de Madrid empatou com o Barcelona na última rodada e foi campeão espanhol dentro do Camp Nou. Um ano depois, viu o rival dar o troco e faturar o título nacional em pleno Vicente Calderón. Que belo troco!

Atlético viu o Barça comemorar o título dentro de sua casa. Vingança por 2014?
Atlético viu o Barça comemorar o título dentro de sua casa. Vingança por 2014?
Foto: Andres Kudacki / AP

Rumo à Tríplice Coroa?

O sonho da Tríplice Coroa segue mais do que vivo ao Barcelona. Com a conquista do Campeonato Espanhol neste domingo, restam os títulos da Copa do Rei e da Liga dos Campeões da Europa. E o Barça está na final das duas competições. Pega o Athletic Bilbao pela taça nacional, em 30 de maio, e desafia a Juventus, em Berlim, dia 06 de junho, pelo torneio continental.

Atlético de Madridatleticodemadrid-aAtlético de Madrid0
1BarcelonaBarcelonabarcelona

    • Lionel Messi 65 ' (2T)
    2015-05-17 17:00 GMT-000 (D) FinalizadoVicente Calderón

    Barcelona 1 x 0 Atlético de Madrid – 20min do segundo tempo - Messi tabelou com Pedro dentro da área e, tranquilo, tocou no canto para abrir o placar.

    Fonte: Terra
    • separator
    • comentários
    publicidade