1 evento ao vivo

Barcelona empata com Levante e conquista o tricampeonato espanhol

11 mai 2011
16h46
atualizado às 18h30

Em visita ao Estádio Ciutat de Valencia, nesta quarta-feira, o Barcelona precisou apenas de um empate contra o Levante para fazer uma grande festa. Com o placar de 1 a 1, a equipe de Pep Guardiola se sagrou tricampeã espanhola apenas pela segunda vez na história. A outra ocasião havia sido no início da década de 90, quando os barcelonistas ficaram com o tetra em 1994.

Esse foi o 21º título espanhol do clube catalão, que segue diminuindo a distância para o Real Madrid, ainda dono de 31 conquistas domésticas. Com ainda dois jogos a fazer, o Barcelona tem 92 pontos, contra 86 do Real Madrid. O primeiro critério de desempate é o confronto direto e os barcelonistas levaram a melhor, com uma vitória e um empate.

O Levante, que não perdia em casa há oito jogos, endureceu a partida diante do Barcelona e tentou ao adiar a conquista do adversário. Na primeira etapa, Nadal e Xavi Torres ameaçaram Valdés no início. Keita, porém, deixou mais fácil a tarefa dos catalães: aos 27min, Xavi deixou o meia em ótimas condições e, de cabeça, ele tocou por cima do goleiro adversário.

Aos 40min, o Levante ainda conseguiu o empate em falha de Piqué. Ao tentar atrasar a bola para Valdés, o zagueiro se atrapalhou e Caicedo aproveitou para igualar.

Na etapa final, Messi ficou próximo de assegurar a vitória em duas lindas jogadas. Em uma delas, driblou toda a defesa do Levante e acertou a trave. De novo partindo da esquerda, ele chegou até o goleiro Munúa, que impediu o gol. Com 31 tentos no Espanhol, o argentino vê complicada a tarefa de ser o artilheiro da competição, que tem Cristiano Ronaldo na frente, com 35.

O Barcelona teve em campo o lateral francês Eric Abidal, titular pela primeira vez desde a cirurgia para a retirada de um tumor no fígado. Ele passa a ser reforço efetivo de Guardiola, que deve voltar os esforços para a preparação visando a decisão da Liga dos Campeões da Europa. O jogo ocorre em 28 de maio, em Wembley, contra o Manchester United.

Jogadores comemoram tricampeonato espanhol do Barcelona
Jogadores comemoram tricampeonato espanhol do Barcelona
Foto: AFP
Terra

compartilhe

publicidade
publicidade