PUBLICIDADE

Campeonato Espanhol

“Chuteira de ouro não vale nada sem o título”, admite Suárez

12 mai 2016 - 10h44
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Artilheiro máximo do Barcelona nesta temporada, com 56 bolas na rede, Luis Suárez admitiu, em coletiva nesta quinta-feira, que a premiação individual pouco importa diante da iminência do título espanhol. A uma rodada do fim, os catalães lideram a competição com um ponto a mais que o rival Real Madrid.

Autor de 52% dos gols da equipe nos últimos quatro jogos, o atacante uruguaio está embalado e, no sábado, deverá estar em campo contra o Granada, fora de casa, para tentar confirmar o bicampeonato do Barcelona.

De quebra, pode garantir o título de artilheiro da competição, já que lidera as estatísticas com 37 gols – quatro a mais que Cristiano Ronaldo – mesmo com um jogo a menos em relação ao português. Isso, no entanto, não parece ser a prioridade.

Suarez é o artilheiro da temporada europeia com 37 gols marcados
Suarez é o artilheiro da temporada europeia com 37 gols marcados
Foto: EFE

“Eu estou contente se posso ajudar a equipe, mas tanto o Pichichi – título de artilheiro do Espanhol – quanto a chuteira de ouro – prêmio dado ao maior goleador da Europa – não servirão de nada se não ganharmos o título. Isso já me aconteceu no Liverpool, quando ganhei a chuteira de ouro e perdemos o Inglês”, lembrou.

Minimizando a importância dos prêmios individuais, o camisa 9 valorizou os feitos coletivos do Barcelona, que anotou 21 gols e não levou nenhum nos quatro últimos jogos. Dos gols marcados, 11 foram de Luis Suárez.

“Eu acredito que é importantíssimo deixar a defesa zerada. Depois disso, da metade do campo para frente, sabemos que podemos fazer a diferença. Estávamos cientes que não tínhamos a segurança necessária e melhoramos tanto na defesa quanto no ataque”, comentou o jogador.

Depois de alcançar a maior sequência invicta da história recente do clube, com 39 jogos sem perder, Luis Enrique amargou quatro derrotas em cinco jogos, a partir da queda na Liga dos Campeões, e passou a ouvir críticas nos bastidores. Contudo, Suárez destacou que a união do grupo foi fundamental para superar o prenúncio da crise e recolocar as coisas nos eixos.

Agora, o Barcelona está a uma vitória de confirmar o bicampeonato espanhol, e Suárez, perto de desbancar Cristiano Ronaldo na artilharia da competição. O português recebeu o troféu de goleador máximo do Espanhol nos dois últimos anos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade