PUBLICIDADE

Crise? Barça demite diretor criticado e também perde Puyol

5 jan 2015 - 14h12
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dia após ser derrotado pela Real Sociedad e desperdiçar a chance de assumir provisoriamente a liderança do Campeonato Espanhol, o Barcelona iniciou grande reformulação no corpo diretivo. Nesta segunda-feira, o presidente do clube catalão, Josep Maria Bartolomeu, anunciou a rescisão de contrato com o diretor de futebol, Andoni Zubizarreta, e também perdeu o então assistente diretor, Carles Puyol, que pediu desligamento.

Zubizarreta foi o responsável, dentre tantas contratações, por levar o lateral Douglas e o zagueiro Thomas Vermaelen ao clube na última janela de transferências. Estas duas aquisições, em especial, teriam sido a gota d’água para a demissão do diretor. Isto porque o brasileiro só atuou três vezes com a camisa catalã e não agradou (longe disto) a torcida. Já o defensor belga acumulou diversas lesões desde que deixou o Arsenal e sequer estreou pela equipe espanhola.

<p>Carles Puyol era assistente de Zubizarreta no Barcelona</p>
Carles Puyol era assistente de Zubizarreta no Barcelona
Foto: David Ramos / Getty Images

Ex-goleiro do próprio Barcelona (entre 1986 e 1994), Zubizarreta chegou ao clube como diretor em julho de 2010. Depois de quatro anos no cargo, deixa-o após ver os catalães vencerem dois Campeonatos Espanhóis, uma Copa do Rei, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes da Fifa. Porém, também se viu envolvido na polêmica transferência que tirou Neymar do Santos e causou a saída do então presidente azul-grená, Sandro Rosell.

Quem também deixou o Barcelona nesta segunda foi o ex-zagueiro e eterno capitão do time, Carles Puyol. O defensor era o assistente de Zubizarreta e o mais cotado para substituí-lo. Contudo, optou por se desligar. Puyol anunciou a decisão em um longo texto publicado nas redes sociais e agradeceu à torcida e à diretoria pelo apoio.

"Estes três meses e meio me deram a oportunidade de ver o outro lado do clube. Aprendi muito", disse Puyol. "Quero crescer tanto pessoal como profissionalmente para que, no futuro, tomara possa regressar a essa casa e devolver tudo o que me deu durante estes anos inesquecíveis", completou.

Fonte: com Gazeta Esportiva
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade