0

Derrotado, Real dá título ao rival Barcelona

16 mai 2009
18h50
atualizado às 19h49

O título do Barcelona parecia inevitável na Espanha e foi confirmado neste sábado. O time catalão sequer entrou em campo, mas contou com a derrota do rival Real Madrid para o Villarreal por 3 a 2 para garantir o seu 19º título do Campeonato Espanhol.

» Veja as fotos do Espanhol
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela completa
» Comente o título do Barcelona

Assim, o Barcelona pode conquistar a chamada Tríplice Coroa. Além do Espanhol, o time catalão faturou também a Copa do Rei, tradicional torneio local, e pode conquistar a Copa dos Campeões. A decisão da competição européia será realizada dia 27 de maio, contra o Manchester United, na cidade de Roma, na Itália.

Faltando duas rodadas para o fim do Campeonato Espanhol, o time madrileno permanece com 78 pontos e não consegue mais chegar no Barcelona, que lidera a competição com 86 e ainda jogará neste domingo.

Responsável por decepcionar a torcida catalã com um gol aos 47min do segundo tempo há seis dias, desta vez o Villarreal deu de lambuja ao Barcelona a dobradinha. No meio de semana, o clube azul-grená havia conquistado a Copa do Rei com uma vitória por 4 a 1 sobre o Athletic de Bilbao, no Estádio Mestalla.

A vitória que encaminhou o título do Barcelona ganhou forma aos 17min do primeiro tempo. Em jogada pela esquerda, o lateral Ariel Ibagaza cruzou para o francês Robert Pires, que executou uma linda cabeçada e colocou a bola no ângulo do goleiro Iker Casillas.

Precisando unicamente da vitória para manter viva a esperança de derrotar o Barcelona, o Real voltou mais ofensivo no segundo tempo - com Gonzalo Higuaín na vaga do apagado Klaas-Jan Huntelaar - e alcançou o empate. Após cruzamento de Miguel Torres, o atacante argentino desviou para o meio da área e o meia holandês Rafael van der Vaart apareceu sozinho para completar para as redes e empatar.

Entretanto, aos 18min, o Villarreal retomou a frente do placar com o meia Cani, que invadiu a área merengue e soltou uma bomba indefensável. O Real ainda esboçou uma virada heróica quando Higuaín voltou a igualar o jogo aos 44min do segundo tempo, mas o time merengue recebeu o golpe final um minuto depois, com Joan Capdevilla, aproveitando falha de Casillas.

Abalado, o Real Madrid pouco conseguiu fazer e pareceu se conformar em campo com o vice-campeonato em uma fraquíssima temporada, que termina sem taças para o clube da capital. O Villarreal, por sua vez, chega à quinta colocação do Espanhol com 59 pontos e mantém o sonho de disputar mais uma vez a Copa dos Campeões da Europa.

Enquanto isso, o Barcelona festeja a dobradinha da época e coroa uma campanha fantástica no Espanhol: em 35 jogos, foram 27 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas (aproveitamento de 81,9%). Além disso, o ataque liderado em campo pelo trio Lionel Messi, Samuel Eto'o e Thierry Henry marcou 103 gols e sofreu apenas 31 (uma média de 2,94 pró e 0,89 contra).

Com informações da Gazeta Press

Villarreal antecipa festa do 19º título do Barcelona no Campeonato Espanhol
Villarreal antecipa festa do 19º título do Barcelona no Campeonato Espanhol
Foto: AP
Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade