PUBLICIDADE

Campeonato Espanhol

Espanhois querem que Fifa mude suspensão por cartão vermelho

19 jan 2016 - 12h35
(atualizado às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O jogo entre Barcelona e Athletic Bilbao no último final de semana levantou na Espanha uma discussão que já havia sido proposta tempos atrás sobre as regras do cartão vermelho no futebol, como reporta o jornal Marca. Na partida, Iraizoz cometeu pênalti em Suárez, foi expulso. Com um a menos, o time basco não resistiu ao ataque blaugrana, sendo goleado por 6 a 0. Além disso, a suspensão automática impede o arqueiro de atuar na rodada seguinte, algo que é considerado exagerado por muitos.

O árbitro Mateu Lahoz, responsável pela expulsão, aplicou o regulamento de maneira perfeita, já que Suárez estava em chance clara e manifesta de gol quando foi derrubado pelo goleiro. Ainda que o pênalti tenha sido evidente, a sanção na partida sequente ao ocorrido é o que leva a punição a um patamar desmedido.

Até mesmo Luis Enrique reconheceu a rigidez da punição após o jogo, assim como o técnico do Bilbao, Ernesto Valverde, o mais afetado. A Uefa, em 2014, levantou para a Fifa a necessidade de mudar essa regra. A ideia foi estudada em 2015 e espera-se a fazê-la novamente em março deste ano, quando poderá ser decidido, pelo menos, eliminar a suspensão de um jogo.

Falta em Suarez causou a expulsão do goleiro Gorka Iraizoz
Falta em Suarez causou a expulsão do goleiro Gorka Iraizoz
Foto: Alberto Estevez / EFE

Gianni Infantino, secretário-geral do órgão máximo do futebol europeu falou sobre o caso no ano passado: "O problema com o padrão atual é a expulsão obrigatória pelo cartão vermelho, que em muitos casos é muito grave e tem um efeito devastador para as partidas. Também não concordamos com a punição automática no próximo jogo, porque acreditamos que é algo fora de lugar".

Na Espanha, é grande o número de jogadores, treinadores e árbitros e dirigentes que partilham da mesma opinião da Uefa. Rafa Guerrero, ex-assistente, é categórico sobre o assunto: “A verdade é que é uma regra que prejudica futebol. Esperemos que a mudança ocorra, porque não é justo que a punição seja tão grande. “É castigo o suficiente a marcação do pênalti, para ainda adicionar a isso uma expulsão”.

"Só vejo justas a penalidade e a expulsão apenas, não a penalidade subsequente, exceto no caso de entradas bruscas ou perigosas", comentou Paradas Romero, também ex-árbitro. “É uma punição exagerada. O pênalti e um cartão amarelo já valeriam”, opinou Alfonso Pérez, ex-jogador e atual auxiliar técnico do Mallorca.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade