PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Campeonato Espanhol

Futebol espanhol será paralisado a partir de 16 de maio

6 mai 2015 - 16h11
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou nesta quarta-feira a "suspensão indefinida de todas as competições a partir de 16 de maio", por discordâncias com o Real Decreto que, entre outros temas, regula a venda centralizada dos direitos de televisão do campeonato do país. Pelo menos as duas últimas rodadas da primeira divisão do Campeonato Espanhol estão suspensas, além de outras competições. 

Rodadas finais do Campeonato Espanhol estão suspensas
Rodadas finais do Campeonato Espanhol estão suspensas
Foto: Gustau Nacarino / Reuters

A entidade apontou que a decisão foi tomada por causa da "atitude desrespeitosa" do governo, que aprovou a medida através do Conselho de Ministros, em 30 de abril. Além disso, a federação questiona a falta de resolução para todas as questões levantantadas desde o início do debate sobre o Real Decreto.

Mais cedo, a Associação de Jogadores de Futebol da Espanha (AFE) anunciou que estudava a possibilidade de fazer greve, caso não houvesse modificações no Real Decreto de Lei, que regula a venda centralizada dos direitos televisivos do campeonato do país.

Entre os tópicos que suscitam descontentamento da federação estão a divisão do dinheiro proveniente das loterias locais e também mudanças sobre a tributação e a seguridade social dos atletas. As reivindicações da AFE também foram levadas em conta pela federação.

R$ 30 mil ou encontro com Neymar? Americana rejeita a grana :

Segundo a entidade que rege o futebol do país, "após transcorridos três meses desde a primeira comunicação formal ao sr. ministro da Educação, Cultura e Esportes, não foi resolvido nenhum dos problemas citados, que afetam gravemente ao torcedor".

A federação lembrou ainda que apoiou o Real Decreto, e que seus mais importantes "nunca afetaram negativamente o lucro econômico para os clubes, o Campeonato Espanhol e o futebol em geral".

A entidade está convencida que suas propostas, sendo escutadas, pelo contrário, resultariam em benefício e melhoras para o futebol espanhol. O comunicado divulgado pela federação espanhola na tarde desta quarta-feira não fecha as portas para o debate com o governo do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade