PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Guardiola elege 4x0 sobre Santos o melhor jogo do seu Barça

10 set 2014 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários

Duas Ligas dos Campeões da Europa, dois Mundiais de Clube, três Campeonatos Espanhóis e duas Supercopas Europeias. Em quatro anos, Pep Guardiola conquistou tudo isso como técnico do Barcelona. Foram 247 jogos,179 vitórias, 47 empates e somente 21 derrotas – um aproveitamento de incríveis 78,8% dos pontos disputados. Neste período, o clube catalão fez 5 a 0 no Real Madrid de José Mourinho, 6 a 2 sobre o mesmo rival no Santiago Bernabéu e ainda superou o Manchester United duas vezes na final do maior torneio de clubes do mundo.

Para o treinador espanhol, porém, o melhor jogo do Barcelona sob o seu comando aconteceu diante de uma equipe brasileira. Isto mesmo. De acordo com Martí Perarnau, autor do livro que faz um balanço do primeiro ano de Guardiola à frente do Bayern de Munique, o próprio comandante catalão lhe confidenciou que o 4 a 0 sobre o Santos, em 2011, na final do Mundial de Clubes, foi a melhor partida do clube azul-grená na “Era Guardiola”.

“Nós falamos pouco sobre o clube, mas abordamos bastante sobre o futebol daquele Barcelona. Discutimos qual foi a melhor partida daquele time. Para Pep, foi a final do Mundial de Clubes contra o Santos. ‘Este dia foi muito top’, ele me disse”, revelou o escritor. “A partir dali, aquela equipe não conseguiu mais evoluir em termos de atuação e foi aí que ele percebeu que deveria sair do Barcelona”, acrescentou.

Foto: Mike Hewitt - FIFA / Getty Images

(Crédito da foto: Mike Hewitt/Fifa/Getty Images)

Barcelona e Santos decidiram o Mundial de Clube da Fifa há três temporadas, no Japão. O time brasileiro, de Neymar, Ganso e Borges, foi completamente dominado pela maravilhosa geração do clube catalão, que tomou conta da posse de bola e fez 4 a 0 sem a mínima dificuldade. Comandada por Muricy Ramalho, a equipe paulista não teve como equilibrar as ações com o Barcelona, que fez três gols ainda no primeiro tempo e depois se deu ao luxo de tirar o pé.

Messi abriu o placar aos 16min, Xavi ampliou aos 23min e Fàbregas decidiu o jogo aos 45min da etapa inicial. No fim, após algumas chances perdidas pelo Santos no segundo tempo, ainda deu tempo de o craque argentino anotar o quarto aos 37min. Além disto, o goleiro Rafael Cabral foi um dos melhores jogadores em campo, intervindo com boas defesas. Depois do massacre, Neymar, que hoje é uma das estrelas do Barcelona, deu uma declaração que certamente corrobora com a opinião de Guardiola: “hoje aprendemos a jogar futebol”.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade