Huck se defende por camisa e diz: "não vou ganhar um tostão"
A campanha Somos Todos Macacos, iniciada após Daniel Alves comer uma banana atirada por um torcedor racista durante a partida entre Villarreal e Barcelona, pelo Campeonato Espanhol, provocou focos de polêmica pelo mundo. Um dos principais foi uma camisa lançada pela grife Use Huck, que leva o nome do apresentador Luciano Huck, já que a peça traz a hashtag #somostodosmacacos.
Internautas atacaram o global na última segunda-feira acusando-o de aproveitar de uma causa nobre para lucrar. Nesta quarta, Huck enfim se pronunciou, alegando que não vai arrecadar nada com a camisa. "Fui criticado porque lançamos pela plataforma digital de camisetas Use Huck, que tenho em parceria com a Reserva, uma estampa com o mote da campanha. Não quero e não vou ganhar um tostão com isso", disse o apresentador no Facebook.
Huck iniciou sua explicação contemporizando o fato de que recebeu apoio e críticas ao mesmo tempo. Ele, entretanto, não citou outros temas questionados por internautas, como o fato de somente haver modelos brancos nas imagens de publicidade da grife em seu site oficial.
"Tenho opinião. E não tenho nenhum problema em me posicionar sobre qualquer assunto.
Adoro e respeito as diferenças. Sou contra qualquer tipo de discriminação: cor da pele, opção sexual, religião, região", explicou o global.
Confira a seguir na íntegra a explicação de Luciano Huck:
"E lá vamos nós de novo...ainda sobre #somostodosmacacos
Muita gente a favor, muita gente contra. Isso é democracia. Isso é liberdade. Em meio à uma sociedade ainda com tantas desigualdades e com tanto a se fazer para tornar este País bacana e decente como é o seu povo, o direito adquirido de pensar e se expressar livremente é uma enorme conquista a ser preservada.
Tenho opinião. E não tenho nenhum problema em me posicionar sobre qualquer assunto.
Adoro e respeito as diferenças. Sou contra qualquer tipo de discriminação: cor da pele, opção sexual, religião, região...
Posto isso, acho também que o terceiro setor no Brasil tem inumeros papeis relevantes, mas destaco dois; a defesa das minorias e como encubadora de futuras politicas públicas.
E merece mais atenção e fomento.
Para potencializar o fomento é preciso incentivar a cultura de doação.
Fui criticado porque lançamos pela plataforma digital de camisetas Use Huck, que tenho em parceria com a Reserva, uma estampa com o mote da campanha. Não quero e não vou ganhar um tostão com isso. Desde a idéia até o lançamento, 100% da renda desta iniciativa sempre foi destinada ao terceiro setor. Não é a primeira vez que fazemos isso, e a ideia sempre foi esta, potencializar a cultura de doação.
Trabalho há mais de 10 anos de maneira séria e dedicada no universo das ONGs e sei de todas as dificuldades de captação de recursos para quem quer de fato impactar e transformar.
E sempre que puder pensar e realizar qualquer tipo de captação "fora da caixa", vou fazer. Gosto de colocar a mão na massa, realizar. Menos palavras e mais ação. Ta aí a ação, sem nenhuma palavra, do Daniel Alves que gerou todo este positivo debate.
Contem comigo sempre que a iniciativa for do bem."
Agência de publicidade também se explica
A campanha contra o racismo Somos Todos Macacos foi desenvolvida pela agência Loducca, que trabalha com o atacante Neymar, um dos estopins do movimento. Diante de comentários negativos pelo envolvimento da empresa no ato, a Loducca usou o Facebook para se defender e explicar sua atuação. A agência ainda negou relação com a Use Huck.
Confira a explicação da Loducca: