1 evento ao vivo

Laporta pede votos a favor da independência da Catalunha

11 dez 2009
20h11
atualizado às 21h13

O presidente do Barcelona, Joan Laporta, encerrou nesta sexta-feira uma campanha para incentivar a participação nas consultas informais do próximo domingo, recomendando que as pessoas votem a favor para que a "Catalunha tenha um estado próprio que resolva os problemas dos catalães".

Laporta, que discursou no ato de final de campanha da entidade Osona Decideix, realizado na Praça Maior da cidade de Vic, na região de Barcelona, perante aproximadamente 4 mil pessoas, indicou que deseja que os cidadãos votem a favor de "um estado próprio" catalão para "poder viver como cidadãos de primeira" em contraposição a "um estado espanhol que não resolve seus problemas".

"É preciso votar que 'sim', porque sem um estado próprio a Catalunha está morta", acrescentou, destacando que a convocação das consultas locais em 167 municípios "mostra que, felizmente, a Catalunha ainda está viva, tem dignidade, e capacidade de resposta como povo".

O presidente do Barcelona dedicou boa parte de seu discurso a pedir o voto dos imigrantes que vivem na Catalunha, já que os promotores das consultas permitem que votem, desde que estejam recenseados em suas respectivas Prefeituras.

Laporta, que em algumas ocasiões especulou a possibilidade de dedicar-se à política, fez seu discurso em tom de comício eleitoral, e encerrou a intervenção com o grito "Catalunya lliure" ("Catalunha livre", em catalão).

No Barcelona de Messi, presidente Laporta engrossa o coro dos separatistas
No Barcelona de Messi, presidente Laporta engrossa o coro dos separatistas
Foto: AFP
EFE   
publicidade