0

Morre ex-treinador do FC Barcelona Tito Vilanova

25 abr 2014
15h17
atualizado às 15h35

O ex-treinador do FC Barcelona Francesc "Tito" Vilanova faleceu nesta sexta-feira aos 45 anos em um hospital de Barcelona, derrotado por um câncer contra o qual lutava desde 2011, informou o clube catalão.

Sofrendo com um câncer na glândula parótida há dois anos e meio, uma recaída da doença em julho passado o forçou a abandonar o cargo no clube, que havia herdado após a saída de Pep Guardiola, de quem havia sido seu braço direito.

"O FC Barcelona lamenta informar que Francesc 'Tito' Vilanova nos deixou no dia de hoje, aos 45 anos. A morte do homem que foi nosso treinador ocorreu nesta tarde, depois de não conseguir superar a doença contra a qual lutava desde 2011", afirmou o clube em um comunicado.

"O clube quer expressar seus mais sinceros pêsames à família", que pede que seja respeitado "seu desejo de viver na mais estrita intimidade estes momentos após a morte", acrescenta a instituição.

Auxiliar de Guardiola entre 2008 e 2012, período em que conquistaram 14 títulos, Vilanova tornou-se treinador da equipe principal do Barcelona na temporada 2012-2013, meses após ter sido diagnosticado com o câncer que o afastou dos campos por alguns meses.

Depois de assinar o melhor primeiro turno da história da Liga espanhola, Vilanova sofreu uma reincidência de seu câncer em dezembro de 2012, o que o obrigou a mudar-se para Nova York para realizar um tratamento.

Depois de voltar à equipe e ganhar o campeonato espanhol com o clube, quebrando o recorde de pontos da história do Barcelona, Vilanova renunciou ao cargo em julho, quando sofreu nova recaída.

Após ser internado na semana passada no hospital Chiron de Barcelona, passou por uma cirurgia de emergência para corrigir complicações gástricas, segundo a imprensa espanhola.

Nesta sexta-feira, morreu no hospital. Em sua declaração, o clube anunciou que criará um espaço para condolências em seu estádio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade