PUBLICIDADE

Campeonato Espanhol

Museu com maiores troféus do planeta dá tom dos desafios para Neymar

16 ago 2013 - 19h41
(atualizado às 19h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de um milhão de pessoas visita o Camp Nou Experience a cada ano. Trata-se do Museu do Barcelona, referência internacional de como contar as histórias da bola com jeito moderno, quase hi-tech, mas sem deixar de aproveitar o calor da torcida, maior patrimônio que um clube pode ter. Um espaço onde Neymar, a partir deste fim de semana, tentará escrever seu nome.

Domingo, diante do Levante, o Barcelona abre sua participação no Campeonato Espanhol com apenas uma novidade no time titular, o próprio Neymar. Ainda assim, alguém capaz de preencher as expectativas que são muito grandes. Trata-se de um clube cujo museu abriga quatro taças da Liga dos Campeões e quatro Bolas de Ouro conquistadas por Lionel Messi, por exemplo.

É justamente esse espaço o mais requisitado no Camp Nou Experience. Messi ali está junto de todos os prêmios de melhor do mundo que ninguém como ele conquistou em todos os tempos. Há um painel enorme com sua foto e a mensagem: “o melhor jogador da história”. Neymar, cinco anos mais jovem, acaba de chegar como o melhor das Américas. Tem uma Copa da Libertadores.

<p>Apresentação de Neymar é destacada em um telão</p>
Apresentação de Neymar é destacada em um telão
Foto: Dassler Marques / Terra

O espaço recheado de glórias que é destinado a Messi pode situar Neymar, mas há ali por perto algo que certamente motiva. Uma galeria dos melhores do mundo que já passaram pelo Camp Nou é praticamente preenchida só por brasileiros. Além do argentino que domina o prêmio, há o búlgaro Stoichkov, o português Figo e, enfim,  Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo e Romário.

Também por conta desse passado, Neymar renunciou a uma oferta superior do Real Madrid. Sonhava vestir azul-grená, o que é uma credencial e tanto, mas sequer tem uma partida oficial com a camisa do Barcelona. Ainda assim, há para ele um pequeno espaço no Camp Nou Experience. Há telões onde sua apresentação para 56 mil pessoas é exaustivamente repetida.

O ex-santista dá roupagem nova a uma equipe que pouco mudou nos últimos cinco anos, mas precisava de algo diferente depois do massacre sofrido para o Bayern de Munique na recente Liga dos Campeões. Tito Vilanova ficaria, mas deu lugar a Gerardo Martino por problemas médicos. Além de Neymar, só um zagueiro deve ser contratado até o fim do mês. A fórmula continuará a mesma. Mas o Camp Nou Experience certamente vai mudar nos próximos anos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade