PUBLICIDADE

Neuer é surpresa ao lado de CR7 e Messi na Bola de Ouro

1 dez 2014 - 14h24
(atualizado em 8/12/2014 às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O goleiro Manuel Neuer foi a surpresa na lista dos três finalistas ao prêmio Bola de Ouro da Fifa, que vai eleger o melhor jogador de futebol no planeta em 2014. O camisa 1 do Bayern de Munique e da seleção alemã foi eleito o melhor de sua posição na Copa do Mundo, na qual foi campeão com atuações espetaculares. A última vez em que um goleiro havia sido indicado entre os três melhores havia sido em 2002, com o também alemão Oliver Kahn.

Os concorrentes de Neuer serão os velhos conhecidos que disputam o troféu de melhor do mundo há seis anos: Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Lionel Messi, do Barcelona. O português é o atual detentor do título e tem duas Bolas de Ouro (2008 e 2013). Já o argentino é o recordista do prêmio, com quatro triunfos seguidos (2009, 2010, 2011 e 2012).

<p>Titular do Bayern e da Alemanha, Manuel Neuer foi indicado entre os três melhores jogadores do mundo</p>
Titular do Bayern e da Alemanha, Manuel Neuer foi indicado entre os três melhores jogadores do mundo
Foto: Lars Baron / Getty Images

Entre as mulheres, o Brasil foi representado novamente com Marta, pela nona vez consecutiva - ela ganhou cinco prêmios seguidos, mas não conquista a honraria desde 2010. As concorrentes serão a alemã Nadine Kessler e a americana Abby Wambach.

Entre os treinadores, os finalistas foram Carlo Ancelotti, que venceu a Liga dos Campeões pelo Real Madrid; Joachim Löw, campeão da Copa do Mundo com a Alemanha; e Diego Simeone, que levou o azarão Atlético de Madrid ao título espanhol e à final da Liga dos Campeões. No futebol feminino, os técnicos finalistas foram Ralf Kellerman (Alemanha), Maren Meinert (Alemanha Sub-21) e Norio Sasaki (Japão).

Já o prêmio Puskas de gol mais bonito da temporada ficará entre a irlandesa Stephanie Roche, que chapelou duas adversárias antes de marcar com uma bomba de fora da área; o colombiano James Rodríguez, que acertou lindo chute contra o Uruguai na Copa do Mundo; e o holandês Robin van Persie, que encobriu o espanhol Casillas com um peixinho, também no Mundial. Neymar, indicado ao prêmio nos últimos quatro anos, desta vez ficou de fora.

<p>Messi ganhou só uma Copa do Rei, mas chegou à final da Copa do Mundo e quebrou o recorde de gols da Liga dos Campeões</p>
Messi ganhou só uma Copa do Rei, mas chegou à final da Copa do Mundo e quebrou o recorde de gols da Liga dos Campeões
Foto: EFE en español

Por fim, os 55 jogadores que concorrem às 11 vagas do time do ano da FIFPro, o sindicato mundial de jogadores profissionais, também foram revelados. Todos os vencedores dos prêmios serão anunciados em evento de gala no dia 12 de janeiro.

Confira os concorrentes a todos os prêmios da Fifa:

Bola de Ouro masculina: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Manuel Neuer

Bola de Ouro feminina: Marta, Nadine Kessler e Abby Wambach

Melhor treinador masculino: Carlo Ancelotti, Diego Simeone e Joachim Löw

Melhor treinador feminino: Ralf Kellerman, Maren Meinert e Norio Sasaki

Prêmio Puskas (gol mais bonito): Stephanie Roche, James Rodríguez e Robin van Persie

Seleção da FIFPro

Goleiros (será escolhido 1): 

Claudio Bravo, Gianluigi Buffon, Iker Casillas, Thibaut Courtois e Manuel Neuer

Defensores (serão escolhidos 4): David Alaba, Jordi Alba, Daniel Alves, Jérôme Boateng, Dani Carvajal, Diego Godín, Mats Hummels, Branislav Ivanovic, Vincent Kompany, Philipp Lahm, Filipe Luís, David Luiz, Marcelo, Javier Mascherano, Pepe, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Thiago Silva, Raphaël Varane e Pablo Zabaleta

Meio-campistas (serão escolhidos 3): Xabi Alonso, Ángel Di María, Cesc Fàbregas, Eden Hazard, Andrés Iniesta, Toni Kroos, Luka Modric, Mesut Özil, Andrea Pirlo, Paul Pogba, James Rodríguez, Bastian Schweinsteiger, Yaya Touré, Arturo Vidal e Xavi

Atacantes (serão escolhidos 3): Sergio Agüero, Gareth Bale, Karim Benzema, Diego Costa, Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic, Robert Lewandowski, Lionel Messi, Thomas Müller, Neymar, Marco Reus, Franck Ribéry, Arjen Robben, Wayne Rooney e Luis Suárez

<p>Cristiano Ronaldo foi campeão europeu e tem quase dois gols por jogo no Campeonato Espanhol</p>
Cristiano Ronaldo foi campeão europeu e tem quase dois gols por jogo no Campeonato Espanhol
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade