PUBLICIDADE

Campeonato Espanhol

Neymar estreia discreto ao som de "é tóis" e onda de carinho no Barça

18 ago 2013 - 15h55
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A torcida barcelonista não está habituada a incentivar. São mais de 90 mil torcedores no Camp Nou, mas por vezes parece se estar em uma casa vazia. O comportamento é de apenas reagir, normalmente com aplausos em gols ou belos lances. O torcedor do Barcelona, ainda assim, entendeu a grandeza do momento que ocorreu aos 18min do segundo tempo, quando seu time já vencia o Levante por 6 a 0 - o jogo terminaria em 7 a 0. Era a primeira partida oficial de Neymar.

<p>Neymar atuou aberto pela esquerda e teve participa&ccedil;&atilde;o t&iacute;mida</p>
Neymar atuou aberto pela esquerda e teve participação tímida
Foto: Reuters

À beira do campo, depois de se aquecer por 13 minutos, o agora camisa 11 azul-grená foi chamado por Gerardo Martino. O treinador argentino, também estreante, passou três instruções rápidas e fez um carinho na cabeça de Neymar, que devolveu com um tapa em seu bumbum. A placa subiu para a saída de Alexis Sánchez e o Camp Nou aplaudiu com vontade. Fez um longo "óóóó", como quem havia acabado de ver um fantasma ou coisa assim.

Neymar não é um fantasma, mas também faz coisas que alguns podem duvidar. A torcida que já se encantou com Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho, todos melhores do mundo em alguma temporada pelo Barça, sabe quem estava ali. Com chuteira laranja e um penteado até mais discreto que outros momentos, Neymar causava mesmo era expectativa. O que poderia fazer com Lionel Messi ao lado?

Bem, esta é uma pergunta para outro dia. Messi deixou o campo, poupado por Tata Martino, sete minutos depois de Neymar ser acionado. É provável que não fizesse mesmo diferença. O Barcelona que vencia por seis, logo marcou o sétimo com Pedro Rodríguez. O estreante até se esforçou, mas era um segundo tempo preguiçoso de sua equipe.

Neymar tentou algumas jogadas, sempre pela ponta esquerda. Acertou um bom passe para Iniesta, pedalou em dois lances e teve uma finalização, defendida por Navas. O momento mais curioso foi depois de derrubar Juanfran, lateral do Levante. O árbitro Carlos Del Cerro Grande aplicou cartão amarelo ao brasileiro. O Camp Nou se revoltou com o rigor excessivo e vaiou.

Um exemplo da manifestação de carinho, de como o Barcelona se esforçou para acolher sua próxima estrela. Fàbregas tocou sua mão ao entrar em campo, Xavi também deu um cumprimento e até o serviço de som do estádio, antes do jogo, tentou mostrar a Neymar que ele estava em casa. Entre as músicas, tocou "Escorrega", sertanejo da dupla Victor e Neto, que embala um refrão repetitivo com a frase "É Tóis", lema do brasileiro e seus "parças", como chama os amigos.

Reserva pelas precauções de Tata Martino quanto aos seus problemas físicos, Neymar pareceu lidar bem com a estreia em ritmo morno, mas tenta cada vez mais ficar à vontade na nova casa. Bem acolhido, pela torcida, colegas e até o serviço de som, logo logo deve chamar Messi e Iniesta de "parças". 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade