PUBLICIDADE

Campeonato Espanhol

Barcelona pode homenagear Cruyff e mudar nome do Camp Nou

Instituto fundado em 1998 na Catalunha pede que estádio leve o nome de Cruyff

28 mar 2016 - 09h25
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Uma das organizações fundadas por Johan Cruyff para dar uma oportunidade de lazer a jovens e crianças manifestou o desejo que o Camp Nou mude de nome para homenagear o astro do futebol holandês, que morreu na última semana vitimado por um câncer pulmonar.

A Penya Cruyff de Santa Coloma de Gramenet, município próximo a Barcelona, realizou uma homenagem ao ex-atleta holandês em sua sede, nesta segunda, e o coordenador Antonio Martinez insistiu que o estádio azul-grená, com planos de ser remodelado até a próxima década, passe a se chamar Johan Cruyff.

Segundo o coordenador, Cruyff foi quem mais revolucionou o estilo de jogo catalão em suas passagens tanto como jogador quanto como técnico.

“Gostaria que o estádio levasse o seu nome. Creio que tem alguns que não estarão de acordo, mas foi a pessoa mais influente para o clube. Garotos de 25 anos não sabem o que era perder para o Madrid, para o Sevilla. E tudo isso graças a Cruyff, ele era um gênio”, disse ao Ás.

“Johan foi um homem que mudou a filosofia barcelonista. Paramos de sofrer para dizer ‘vamos ganhar’. Passem os anos que forem, mas Johan sempre estará conosco. Nós o chamávamos de maestro”, contou Martinez, que teve seu irmão, Martin, como braço direito do ex-presidente Juan Laporta em dos mandatos.

No Brasil, como em outros lugares ao redor do globo, Cruyff expandiu sua marca, aliando o esporte a uma causa solidária e às atividades de lazer. Em São Paulo, o instituto fundado pelo holandês fica no bairro de Ermelino Matarazzo, na zona leste da Capital.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade