PUBLICIDADE

Espanha

"Melhor da Europa", Iniesta costuma decepcionar contra Real

7 out 2012 - 10h15
Compartilhar
Rodrigo Trindade

Ao ser eleito no dia 30 de agosto o melhor jogador da Europa pela Uefa, o meio-campista Andrés Iniesta ofuscou o companheiro Lionel Messi e frustrou os planos de Cristiano Ronaldo. No entanto, ainda falta ao atleta, 28 anos, superar o português e o argentino no quesito "protagonismo" em clássicos. Na maioria dos duelos entre Real Madrid e Barcelona, apesar de ter acumulado mais vitórias, Iniesta foi apenas coadjuvante. Após se recuperar de lesão, ele terá a chance de mudar esta história neste domingo, a partir das 14h50 (de Brasília), no Camp Nou, em duelo pelo primeiro turno do Campeonato Espanhol.

» Messi ou C. Ronaldo? Veja histórico de duelos e vote no melhor

» Vote e eleja a mais bela mulher de jogadores do Italiano

» Com Ronaldinho, americanos listam 100 atletas mais feios da história

Iniesta dividirá as atenções no maior clássico espanhol com o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi, mas apenas por causa do prêmio recebido recentemente. Afinal, o destaque não pode ser dado pelo histórico dele nos confrontos contra o adversário da capital, já que o meia costuma ser discreto se comparado aos dois atacantes, considerados os mais talentosos da atualidade no futebol.

Iniesta enfrentará o Real pela 23ª vez na carreira e, embora tenha um bom retrospecto de resultados - 10 vitórias, seis empates e seis derrotas -, nunca teve uma atuação brilhante. Em 22 jogos contra o Real, ele balançou as redes em apenas uma ocasião, no dia 17 de agosto de 2011, no jogo de volta da Supercopa da Espanha, vencido pelo Barcelona por 3 a 2.

Na edição deste ano da Supercopa, o meio-campista também teve momentos de brilho, embora não tenha feito gols. Em partida equilibrada no Camp Nou, vencida novamente por 3 a 2 pelo time azul-grená, chamou a responsabilidade na etapa complementar e sofreu pênalti do espanhol Sergio Ramos, cobrado e convertido por Messi.

Após ser responsável pelo lance que resultou no segundo gol do jogo, o camisa 8 construiu toda a jogada do terceiro, ao se livrar da marcação de Khedira e, embora cercado por três, rolar para Xavi deixar a marca. A vitória só não lhe rendeu o título, já que o segundo jogo foi vencido por 2 a 1 pelo Real, no Santiago Bernabéu, em uma atuação discreta de Iniesta.

Embora não se iguale a Messi como principal jogador do time nas decisões, as atuações de cada um deles nas respectivas seleções colocam o espanhol em grande vantagem, pois foi eleito o melhor em campo nas finais da Copa do Mundo 2010 e da Eurocopa 2012 contra Holanda e Itália, respectivamente. Além disso, atuou nas três últimas decisões de Liga dos Campeões do Barcelona, em 2006 (entrando no segundo tempo), 2009 e 2011.

Todos os troféus individuais da última temporada levados pelo meia nascido na pequena Fuentealbilla, cidade de apenas 2 mil habitantes localizada na comunidade autônoma de Castela-Mancha, serviram para consolidar a carreira vitoriosa e a presença decisiva dentro das quatro linhas.

Autor do gol que deu à Espanha o inédito título da Copa do Mundo 2010, Iniesta soma outros quatro títulos com a equipe nacional: o bi da Eurocopa, um Mundial Sub-19 e outro Sub-17. Pelo clube, são 19 títulos em 10 anos como frequentador do profissional, mas apenas oito como figura importante do elenco principal do Barcelona.

Promovido aos profissionais em 2002, quando estreou no clube catalão, o meia só se firmou no primeiro time na temporada 2004/05, sob o comando do holandês Frank Rijkaard.

Na equipe liderada por Ronaldinho e Samuel Eto'o, Iniesta, então com 20 anos, era um jogador de rotação bastante utilizado pelo técnico, mas na maioria das vezes como substituto de Xavi e Giuly, camisa 8 catalão até então. Hoje titular absoluto, o experiente meio-campista de 1,70 m e 65 kg acumula 414 jogos na carreira pelo Barcelona, marcando ao todo 41 gols.

Campeonatos europeus ao vivo

O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.

Eleito melhor na temporada 2011/12, meia tem sido ofuscado por Messi e Ronaldo no clássico espanhol
Eleito melhor na temporada 2011/12, meia tem sido ofuscado por Messi e Ronaldo no clássico espanhol
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade