PUBLICIDADE

Campeonato Espanhol

Suárez decide! Barça vence clássico contra Real e dispara

Uruguaio fez gol do triunfo por 2 a 1 que deixa o Barcelona quatro pontos à frente do maior rival a dez rodadas do fim do Campeonato Espanhol

22 mar 2015 - 18h51
(atualizado em 23/3/2015 às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem tem Luis Suárez quase nunca fica à deriva. Esta frase pode muito bem definir o fator decisivo do superclássico Barcelona x Real Madrid disputado neste domingo, no Camp Nou. Em uma partida que, para muitos, decidiria o Campeonato Espanhol 2014/15, o uruguaio tirou o time catalão de um “pequeno sufoco” dentro de casa no início do segundo tempo e fez o gol que definiu o triunfo dos mandantes por 2 a 1 – Mathieu e Cristiano Ronaldo também balançaram as redes. Agora, a dez rodadas do fim, o Barcelona tem quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Real (68 a 64). Título nacional a caminho? Veja como foi a partida em detalhes aqui.

Veja os gols de Barcelona 2 x 1 Real Madrid pelo Espanhol:

Como uma luta de boxe. Foi mais ou menos assim que se desenvolveu a partida deste domingo, no Camp Nou. Quando uma equipe controlava a posse de bola, a outra se fechava, como se estivesse levantando a guarda e esperando pelo momento ideal para tomar as rédeas do embate. Neymar e Messi, pelo lado catalão, e Bale e Cristiano Ronaldo, com a camisa merengue, tinham humildade suficiente para integrar a mesma linha dos meio-campistas quando o time adversário atacava.

<p>Real empatou no primeiro tempo e teve chances de virar, mas saiu de campo derrotado</p>
Real empatou no primeiro tempo e teve chances de virar, mas saiu de campo derrotado
Foto: Paul Hanna / Reuters

E os golpes iniciais do jogo foram bastante perigosos: primeiro, Cristiano Ronaldo acertou a trave de Bravo. Pouco depois, Mathieu – talvez o menos técnico dos 22 jogadores que começaram a partida na Catalunha – inaugurou o placar de cabeça para o Barça. Foi aí que Neymar se tornou protagonista da partida – mas de uma forma indesejada.

O atacante brasileiro perdeu gol inacreditável (completamente livre dentro da pequena área) quando a equipe azul-grená era melhor em campo e pareceu ter dado confiança ao Real. Isto porque, daí para frente, o time de Madri simplesmente tomou conta do confronto – mesmo fora de casa. Cristiano Ronaldo empatou a partida minutos depois da falha do camisa 11 do Barcelona, e o 1 a 1 no intervalo foi um grande lucro aos catalães. Pelas chances criadas, o Real poderia muito bem ter ido aos vestiários com vantagem no placar.

<p>Messi jogou bem, mas não balançou as redes no clássico deste domingo</p>
Messi jogou bem, mas não balançou as redes no clássico deste domingo
Foto: Paul Hanna / Reuters

Os sustos do Real serviram para alertar o Barcelona, que voltou para a segunda etapa muito mais ligado. Prova disto é que se aproveitou da ousadia rival para retornar à dianteira do placar – com belo gol de Luis Suárez, que teve participação espetacular de Daniel Alves. O 2 a 1 animou o time catalão, que passou a enfileirar chances atrás de chances apenas nos contragolpes.

Os comandados de Carlo Ancelotti, tão acostumados a assombrar os adversários com a velocidade nos contra-ataques, sofriam do próprio veneno. Mas Neymar não estava em um dia inspirado. O brasileiro perdeu pelo menos duas oportunidades claras de gol e, em alguns momentos, até irritou a torcida. Para a sorte dele, Bravo segurou a barra lá atrás, e o Real não conseguiu empatar.

A dez rodadas do fim, o título espanhol ficou muito perto do Barcelona.

Que visual é esse, Ney?

Foto: Emilio Morenatti / AP

Como já virou costume em sua carreira, Neymar adotou um corte de cabelo bastante diferente para uma partida importante. O brasileiro “voltou às origens” e apareceu no Camp Nou, neste domingo, com um (mais do que) tradicional moicano: laterais completamente raspadas e cabelo apenas na faixa central da cabeça. O visual, contudo, não fez lá muito sucesso nas redes sociais.

Baita mosaico

 

Uma foto publicada por FC Barcelona (@fcbarcelona) em

Antes mesmo de começar, o clássico Barcelona x Real Madrid já protagonizou um espetáculo daqueles. A torcida azul-grená coloriu as arquibancadas do Camp Nou com um maravilhoso mosaico de quase 98 mil peças. O desenho apresentou ao planeta uma gigante camisa 12 do Barça entre as palavras “jogadores” e “seguidores” - tudo isto com o hino do clube catalão cantado à capela pelos torcedores. Não é só o Borussia Dortmund que dá show com este tipo de prática, viu?

Clássico quente... muito quente

Foto: Emilio Morenatti / AP

Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Gareth Bale, Neymar, Benzema, Luis Suárez, Modric, Iniesta... não faltaram craques no Barcelona x Real Madrid deste domingo. Mesmo assim, contudo, o jogo não foi feito apenas de jogadas plásticas. Faltas duras, cartões amarelos, discussões e muitas reclamações com a arbitragem também tiveram o seu espaço na Catalunha - como em toda rivalidade que se preze. Quem foram os mais brigões? Neymar, Luis Suárez, Bale, Sérgio Ramos e Pepe. O árbitro Mateu Lahoz teve bastante trabalho. Mas será que ele esperava algo diferente? “El Classico” é um campeonato à parte para merengues e catalães.

Não era o Bale!

<p>Bale chegou a fazer o segundo gol do Real no primeiro tempo, mas lance foi anulado por impedimento...de Cristiano Ronaldo</p>
Bale chegou a fazer o segundo gol do Real no primeiro tempo, mas lance foi anulado por impedimento...de Cristiano Ronaldo
Foto: Albert Gea / Reuters

Um lance um tanto quanto polêmico marcou a primeira etapa do clássico no Camp Nou. Pouco antes do intervalo, Gareth Bale aproveitou toque de cabeça de Cristiano Ronaldo e, de carrinho, completou para o fundo das redes do Barcelona. Seria a virada do Real ainda nos 45 minutos iniciais, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou a jogada. O galês, contudo, partiu de trás da zaga catalã. O mundo, então, já acusava um erro crasso do bandeirinha. Depois de algumas repetições, porém, "voltou atrás" e constatou: era o português quem estava um pouco à frente de Rakitic, no momento do cruzamento de Benzema. Gol bem anulado!

Neymar em uma noite aquém do esperado

<p>Neymar perdeu chance inacreditável frente a frente com Casillas no primeiro tempo</p>
Neymar perdeu chance inacreditável frente a frente com Casillas no primeiro tempo
Foto: Emilio Morenatti / AP

Se estivesse em uma noite normal, Neymar com certeza teria deixado o clássico deste domingo com, no mínimo, dois gols. O brasileiro teve algumas chances claras de balançar as redes, mas não aproveitou nenhuma: chutou na mão de Casillas livre de dentro da pequena área no primeiro tempo e mandou para fora outras duas boas oportunidades com liberdade na segunda etapa. O camisa 11 ainda pecou ao não tocar para seus companheiros em contra-ataques e foi substituído a cerca de 10 minutos do fim por Rafinha. Não foi uma grande atuação do jovem - apesar do triunfo catalão.

GOLS

Barcelona 1x0 Real Madrid – 18min do primeiro tempo - Messi levantou em cobrança de falta, Mathieu ganhou de Sergio Ramos e marcou de cabeça.

Barcelona 1x1 Real Madrid – 31min do primeiro tempo – Benzema acertou lindo toque de calcanhar para Cristiano Ronaldo, que, de bico, superou Bravo e empatou o jogo.

Barcelona 2x1 Real Madrid – 10min do segundo tempo - Daniel Alves acertou ótimo passe e Suárez, com categoria, superou Casillas.

<p>No duelo de técnicos, Luis Enrique levou a melhor sobre Carlo Ancelotti</p>
No duelo de técnicos, Luis Enrique levou a melhor sobre Carlo Ancelotti
Foto: Emilio Morenatti / AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade