PUBLICIDADE

Campeonato Espanhol

TAS mantém punição, e Barcelona só poderá contratar em 2016

30 dez 2014 - 08h50
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Proibido de contratar at&eacute; 2016, Barcelona teve Luis Su&aacute;rez como &uacute;ltimo grande refor&ccedil;o</p>
Proibido de contratar até 2016, Barcelona teve Luis Suárez como último grande reforço
Foto: Lluis Gene / AFP

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), instância máxima da Justiça desportiva no mundo, manteve nesta terça-feira a decisão da Fifa de punir o Barcelona por transferências ilegais de jogadores menores de idade ao longo dos últimos anos. Com isso, a equipe espanhola está proibida de contratar novos atletas nas duas próximas janelas, em janeiro e julho/agosto do próximo ano, podendo voltar a comprar apenas em 2016.

Não há mais alternativas na esfera desportiva para o Barcelona recorrer, mas o clube já se manifestou em comunicado oficial e ameaçou apelar para a Justiça comum. Segundo o texto, a punição é "completamente desproporcionada", e o departamento jurídico do time catalão pode levar o assunto até um tribunal federal da Suíça, país onde a Fifa e o TAS possuem sede.

A prática de contratação internacional de jogadores menores de idade é proibida pela Fifa, que só a autoriza em três casos especiais: se os pais do jogador se mudarem para o país do novo clube por conta própria (sem relação com o futebol), se a transação for realizada dentro da União Europeia e o jogador tiver entre 16 e 18 anos, ou se a distância máxima entre o lar da família do jogador e a sede do novo clube for de 100 km.

Na última janela de transferências, em julho e agosto deste ano, o Barcelona conseguiu permissão para contratar porque o recurso da punição ainda estava sendo avaliado pelo Comitê de Apelações da Fifa. Já temendo que a proibição se mantivesse, o clube abriu o cofre e trouxe sete reforços: os goleiros Bravo e Ter Stegen, o lateral Douglas, os zagueiros Mathieu e Vermaelen, o meia Rakitic e o atacante Suárez.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade