PUBLICIDADE

Copa do Rei

Agente de CR7 e Mourinho, o homem forte do novo Mônaco

29 mai 2013 - 21h13
Compartilhar

Por trás das contratações milionárias do Mônaco, bancadas pelo novo presidente russo Dimitri Rybolovlev, existe o empresário português Jorge Mendes, que esta levando novos reforços para o clube francês e cujos serviços já foram usado por Chelsea e Atlético de Madri.

João Moutinho e James Rodríguez, contratados por 70 milhões de euros, Ricardo Carvalho, que chega de graça, e Radamel Falcao Garcia, que deve ser anunciando nas próximas horas pelo clube francês e que deverá custar entre 45 e 60 milhões de euros, são todos clientes de Mendes.

O português de 47 anos, que já foi jogador, se converteu em uma década no empresário mais influente do planeta, com clientes como o técnico José Mourinho e o astro Cristiano Ronaldo, este último transferido do Manchester United para o Real Madrid por 93 milhões de euros, até hoje a contratação mais cara da história do futebol.

Contudo, Mendes, que atualmente representa cerca de cinquenta jogadores e é se especializou no futebol português e sul-americano, começou de baixo, com contratos que não lhe rendiam nem perto dos milhões em comissões das quais lucra hoje.

Mendes começou abrindo pequenos negócios, como bares e boates, chegando também a ter uma locadora de vídeos.

A carreira no futebol começou após conhecer Nuno, na época goleiro da equipe portuguesa Vitoria Guimarães. A transferência do jogador para o Deportivo La Coruña, em 1996, foi a primeira de Mendes como agente.

Mas Mendes só deu o grande salto na carreira com Mourinho. Após a conquista do Porto da Liga dos Campeões em 2004, o treinador rompeu o contrato com seu agente da época, José Baidek, e se uniu a Mendes.

Mendes negociou a chegada de Mourinho ao Chelsea, e depois levou diversos outros clientes ao clube londrino, como Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Tiago e Maniche.

Após o Chelsea, Mourinho e Mendes, que já chegou a dizer que era "o melhor homem de negócio do mundo", reproduziram o modelo no Real Madrid, onde o empresário novamente colocou seus jogadores. Fábio Coentrão e Ángel Di Maria foram alguns que se juntaram a Cristiano Ronaldo e Pepe, que já faziam parte do elenco madrilenho.

Agente de Falcao, Mendes também mantém relações estreitas com o Atlético de Madri. Seguindo seu conselho, o artilheiro colombiano se juntou aos 'colchoneros' há dois anos, quando saiu do Porto e todos esperavam que fosse assinar com uma das maiores equipes da Europa para disputar a Liga dos Campeões.

Além do colombiano, Mendes também cuida da carreira de vários jogadores do atual elenco do Atlético de Madri, como Adrián López, Diego Costa e Tiago.

O sucesso de Mendes e de sua empresa, a Gestifute, se explica também pelos resultados dos clubes nos quais exerce certa influência.

O Porto e o Atlético, com orçamentos inferiores aos gigantes europeus, ganharam três das últimas quatro Ligas Europa, e o Atlético ganhou a Copa do Rei deste ano contra o eterno rival da capital, o Real Madrid.

Agora, o 'modelo' Mendes chega ao Mônaco, com todo o apoio de Rybolovlev, que apostou todas as fichas no empresário português.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade