PUBLICIDADE

Copa do Rei

Barça é derrotado pela Real Sociedad e Real Madrid é novo líder na Espanha

22 fev 2014 - 20h11
(atualizado às 20h16)
Compartilhar

O Barcelona (2º) foi derrotado (3-1) pela Real Sociedad (5º), neste sábado pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol, e perdeu a liderança da competição para o Real Madrid, que mais cedo venceu o Elche (13º) por 3-0.

Os merengues, com 63 pontos, são líderes provisórios, enquanto esperam pela partida do Atlético de Madri (3º), no domingo fora de casa contra o Osasuna (14º).

Os 'Colchoneros' têm 60 pontos e podem assumir a primeira colocação com uma vitória por cinco gols de diferença em Pamplona, já que o Real tem melhor saldo de gols (+47 contra +43).

O Barcelona perdeu a oportunidade de se manter na liderança ao ser derrotado pela Real Sociedad numa partida em que o técnico argentino Gerardo Martino foi expulso no intervalo por reclamação.

A Real Sociedad abriu o placar com um gol contra do camaronês Alex Song, aos 32 minutos de jogo, mas Lionel Messi empatou quatro minutos depois.

No segundo tempo, o francês Antoine Griezmann colocou novamente a Real na frente, aos 9 minutos, e David Zurutuza fechou a conta, aos 14.

Para o confronto, Martino decidiu poupar Xavi e colocou Busquets e Song como volantes no meio-campo, não repetindo a escalação que vem dando bons frutos nas últimas partidas, com Busquests-Xavi-Iniesta-Cesc na intermediária.

"Minha leitura do jogo não foi boa. A decisão de não fazer mudanças na equipe também é culpa minha. Não tenho nada para falar do árbitro, ele tomou uma decisão e é isso", disse Martino após a partida.

Em uma de suas piores partidas da temporada, o Barça acabou sofrendo com a pontaria certeira do adversário. O brasileiro Neymar quase não apareceu e Messi empatou após troca de passes com Montoya.

No segundo tempo, porém, a Real Sociedad manteve a postura sólida, com Griezmann fazendo 2-1 após um ótimo contra-ataque e, em seguida, tocando para Zurutuza fazer o terceiro.

O dano poderia ter sido maior, mas o mexicano Carlos Vela acertou a trave, aos 36 minutos do segundo tempo.

Mais cedo, no Santiago Bernabéu, Asier Illaramendi abriu o placar aos 34 minutos de jogo. Aos 26 do segundo tempo, o galês Gareth Bale, com um belo chute, fez 2-0 e Isco fechou a conta aos 35.

"A atuação de Bale foi muito clara. Ele não mostrou confiança antes do golaço, mas depois foi outro jogador. Para um jogador como ele, este gol ajuda a ganhar confiança", analisou o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti.

Sem o português Cristiano Ronaldo, que cumpriu a terceira partida de suspensão, Ancelotti optou por escalar Bale, o francês Karim Benzema e Jesé como trio de ataque.

"Estou satisfeito porque não demos espaço atrás. O resultado poderia ter sido maior, mas nesta altura da temporada temos que ser mais sólidos, e fomos", completou o italiano.

O Real também não contou com o croata Luka Modric, que vinha de grandes atuações nas últimas rodada, mas que precisou cumprir uma partida de suspensão por acumulo de cartões.

Ancelotti resolveu descansar Sergio Ramos antes dos duelos contra o Schalke, na quarta-feira pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, e a decisiva visita ao rival de Madri, o Atlético, no próxima fim de semana pela 26ª rodada da Liga Espanhola.

No primeiro tempo, o Real Madrid criou diversas oportunidades de marcar, com chutes de Benzema, logo aos 2 minutos de jogo, do argentino Ángel Di María, aos 9, e Jesé, aos 29, mas foi Illaramendi que conseguiu passar pelo goleiro Manu Herrera com um chute rasante.

No segundo tempo, após o Elche perder uma boa chance de empatar a partida com Carles Gil, Bale fez 2-0 com uma bomba de canhota, de fora da área. Com esse gol, a contratação mais cara da temporada e uma das mais caras da história (entre 90 e 100 milhões de euros) já soma dez no Campeonato Espanhol.

Aos 15 minutos do segundo tempo, o Elche teve sorte de não ficar com dez jogadores, quando Alberto Botía derrubou Jesé no momento em que o jovem atacante aparecia sozinho na cara do gol de Herrera. O juiz só marcou falta fora da área.

Isco, que entrou no lugar do próprio Jesé, foi o autor do último gol, com passe de Benzema.

Com essa vitória, o gigante da capital soma 15 triunfos nas últimas 16 partidas em todas as competições, um número que dá confiança ao time antes de encarar uma semana decisiva para os objetivos da temporada.

-- Resultados da 25ª rodada do Campeonato Espanhol

3. Atlético de Madri 60 24 19 3 2 59 16 43

19. Rayo Vallecano 20 24 6 2 16 25 58 -33

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade