PUBLICIDADE

Copa do Rei

Com a contratação de Neymar, Barça ganha clássico contra o Real

26 mai 2013 - 17h40
Compartilhar

Ao contratar o jovem craque brasileiro Neymar, o Barcelona já se planejou para a próxima temporada e ganhou seu primeiro clássico contra o Real Madrid, pelo menos no mercado de transferências.

- Um reforço para superar o trauma da 'Champions'

Tanto o Real quanto o Barça foram eliminados por clubes alemães nas semifinais da Liga dos Campeões. O Real perdeu por 4 a 1 para o Borussia em Dortmund e acabou saindo da competição de cabeça erguida ao vencer por 2 a 0 na volta no Santiago Bernabéu, ficando a um gol da classificação.

Para os catalães, a eliminação foi muito mais humilhante: o time foi goleado por 4 a 0 para o Bayern em Munique, antes de ser atropelado por 3 a 0 em pleno Camp Nou.

Este fracasso deixou claro que o Barça precisa renovar seu elenco para voltar ao topo do futebol europeu. A contratação de Neymar, além de injetar sangue novo, pode ser uma opção para acabar com a 'Messi-dependência'. O craque argentino, que sofreu uma lesão muscular em abril, não estava 100% para o confronto com os bávaros, deixando os catalães com muito menos poder de fogo.

A disputa por Neymar teve ares de clássico espanhol, já que o Santos aceitou tanto a proposta do Barça quanto a do Real, deixando ao jovem craque a liberdade de escolher a oferta que mais lhe agradava.

Como era esperado, o atacante optou por jogar ao lado de Messi e companhia apesar de o salário oferecido pelo clube 'Merengue' ser mais atraente (11 milhões de euros por ano contra 7 que deve receber no Barça). O que pode ter pesado, além do apreço pelo estilo de jogo vistoso dos catalães, seria um "acordo de cavalheiros" firmado meses antes.

Especula-se que o Real tenha apenas entrado na disputa para alimentar um leilão e obrigar o rival a pagar mais pelo jogador, mas mesmo assim a contratação de Neymar pelo Barça não deixa de ser uma decepção para Florentino Perez, presidente do clube da capital. O dirigente concorre à reeleição em junho e precisa de um reforço de peso para apagar a saída amarga de José Mourinho logo depois da derrota para o Atlético de Madri na final da Copa do Rei.

Neste clássico à distância, a expectativa de atuar ao lado Lionel Messi, eleito melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos, deve ter influenciado a escolha de Neymar. O brasileiro também deve ter sido seduzido pela 'marca Barça', um clube estável, com filosofia de jogo que valoriza o ataque e a posse de bola, e grandes resultados nos últimos anos. O time catalão conquistou a Liga dos Campeões duas vezes nos últimos cinco anos (2009 e 2012) enquanto o Real corre atrás da sua décima 'Taça Orelhuda' desde 2002.

As tensões no vestiário do Real entre Mourinho e jogadores consagrados como Sergio Ramos ou Iker Casillas também devem ter gerado alguma desconfiança para Neymar, que precisa se adaptar rapidamente ao futebol europeu para chegar com tudo na Copa do Mundo de 2014.

Se Messi pode ter sido um fator decisivo para a contratação de Neymar, não se sabe como será o entrosamento entre os dois craques. O argentino não costuma gostar de ter concorrência no ataque, como aconteceu com as presenças do camaronês Samuel Eto´o e do sueco Zlatan Ibrahimovic, que acabaram deixando o clube.

Messi, no entanto, fez questão de declarar no início da semana que receberia o brasileiro de braços abertos. "Não sei se ele fechará ou não com o Barça, isso só ele sabe. O fato é que trata-se de um jogador que apresenta soluções individuais muito diferentes. Claro que seria uma contratação maravilhosa", disse o melhor jogador do mundo na terça-feira em entrevista à televisão catariana "Qatar Alkass", quatro dias antes da contratação ser confirmada.

A chegada do brasileiro não deve necessariamente mudar o posicionamento do argentino, que costuma ser escalado na ponta do ataque, como 'falso 9'. No Santos e na seleção brasileira, Neymar atua mais pelo lado esquerdo.

Contudo, o ex-craque holandês Johan Cruyff, que brilhou no Barça tanto como jogador quanto como treinador, declarou publicamente que não aprovava esta contratação. "Dois chefes no mesmo barco não funcionam", criticou.

- Neymar precisa confirmar seu talento na Europa

A contratação de Neymar foi uma grande vitória para o Barça em termos de mídia, mas não deixa de ser um investimento de risco. Cada vez que enfrentou defesas europeias em jogos com a seleção, o jogador rendeu abaixo do esperado. O mesmo aconteceu na final do Mundial de clubes, em 2011, quando o Santos foi justamente atropelado por 4 a 0 pelo próprio Barcelona.

Os catalães esperam que Neymar terá um melhor desempenho do que o Robinho, também apresentado como o 'novo Pelé' quando chegou ao Real Madrid, que decepcionou no time 'merengue'.

No entanto, muitos observadores acreditam que o atacante precisa jogar na Europa para ganhar experiência e ajudar a seleção brasileira a conquistar o 'hexa' em casa em 2014.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade