PUBLICIDADE

Copa do Rei

Congresso da Fifa decidirá limites do mandato presidencial

21 mar 2013 - 20h19
Compartilhar

Uma eventual limitação da duração do mandato do presidente da Federação internacional de futebol (Fifa) e a possibilidade de um limite de idade para poder se candidatar ao posto deverão ser pauta do congresso da Fifa em maio, anunciou a entidade nesta quinta-feira.

O Comitê executivo da Fifa, que se reuniu durante dez dias em Zurique, preferiu deixar para o Congresso da entidade a tarefa de votar estes temas sensíveis.

Presidente da Fifa desde 1998, o suíço Joseph Blatter, que acaba de completar 77 anos, já anunciou que deixará o cargo ao fim de seu mandato em 2015.

Porém, as farpas trocadas nesses últimos dias com Michel Platini, presidente da Uefa e integrante do Comitê executivo, passam uma mensagem contraditória, já que o francês seria seu principal oponente nas próximas eleições para o cargo máximo da entidade que rege o futebol no mundo.

Entretanto, o Comitê executivo pediu para que somente candidatos que tiverem papéis ativos em Federações de futebol sejam elegíveis.

O Congresso de Maurício em 30 e 31 de maio marcará o fim de um processo de reformas prometidas por Blatter em maio de 2011, após acusações de corrupção que sacudiram a Fifa.

Nesta quinta-feira, o Comitê executivo entrou em acordo sobre várias medidas destinadas a assegurar a integridade dos membros das diferentes comissões da Fifa.

"O processo de reforma está no caminho certo", afirmou Blatter. "No Congresso, daremos um fim às reformas", completou o alemão Théo Zwanziger, presidente do grupo de trabalho encarregado da revisão do estatuto da entidade.

Durante o congresso, a Fifa pretende abrir o Comitê executivo para o gênero feminino: duas mulheres serão eleitas e outras duas serão cooptadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade