PUBLICIDADE

Copa do Rei

Martino chega ao Barça confiante na dupla Neymar-Messi

26 jul 2013 - 13h25
(atualizado às 13h32)
Compartilhar

O Barcelona apresentou nesta sexta-feira o novo treinador, o argentino Gerardo 'Tata' Martino, que prometeu manter o estilo de jogo do clube e afirmou que, caso Neymar, maior contratação do Barça este ano, e Messi não se entendam em campo, será culpa do treinador.

"Se não conseguirem jogar juntos (Messi e Neymar), é incompetência do treinador, não um problema dos jogadores", afirmou Martino, ex-treinador do Newell's Old Boys da Argentina.

"Venho dar seguimento a uma ideia, e é por isso que me trouxeram. Temos que respeitar o estilo do clube, o estilo dos jogadores, o trabalho com o qual se sentem a vontade e, a partir daí, inserir gostos pessoais que podem ser benéficos", explicou Martino.

"Tentaremos jogar no mesmo esquema 4-3-3. É como nos sentimos mais cômodos", adiantou o novo técnico, que chega ao Camp Nou acompanhado do assistente Jorge Pautasso e do preparador físico Elvio Paolorosso.

"O essencial é alimentar a fome de vitórias dos jogadores", disse 'Tata'.

"Há um ano nem pensava nisso mas hoje estou aqui e fico muito satisfeito. O fato de as pessoas não me conhecerem aqui é normal. Se já tivesse trabalhado na Europa, eu seria mais conhecido aqui", reconheceu.

O argentino chegou ao Barcelona na quinta-feira. Ele foi recebido pelo diretor esportivo do clube, Andoni Zubizarreta, e tirou as primeiras fotos como funcionário do clube catalão.

Nesta sexta-feira, Martino assinou contrato de duas temporadas ao lado do presidente Sandro Rosell, antes de dar a primeira coletiva de imprensa como técnico do Barcelona.

Em uma longa coletiva de imprensa, na qual Martino respondeu perguntas de praticamente todos os jornalistas presentes, o treinador se mostrou prudente e quis relativizar declarações concedidas sobre o papel de Messi na sua escolha.

"Como disse Lionel Messi, ambos somos de Rosario e do Newell's, mas não nos conhecemos. Eu fiz uma suposição que não correspondia à realidade", disse com tranquilidade.

"Messi não teve nada a ver com a contratação de 'Tata' Martino", completou Zubizarreta.

O técnico abordou outras questões relativas ao compatriota, considerado o melhor jogador do mundo.

"Messi continuará jogando na mesma posição. Ele encontrará as mesmas comodidades que sempre teve até hoje", declarou Martino.

O novo técnico não quis falar de futuras contratações, argumentando que ainda não tinha treinado a equipe para poder ter noção das posições mais carentes do elenco, e revelou ter conversado apenas com o capitão da equipe, Carles Puyol, que se recupera de lesão.

Com naturalidade, Martino respondeu que conversou com Tito Vilanova, seu predecessor no cargo que foi obrigado a renunciar para iniciar um tratamento contra um câncer na glândula parótida.

"Falei com Tito por telefone. Ele me deu as boas-vindas e me desejo sorte. Enviamos muito força a ele", concluiu Martino.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade