PUBLICIDADE

Copa do Rei

"Monge" apadrinhado por Zidane: conheça zagueiro que parou Messi

31 jan 2013 - 10h24
Compartilhar
Exibir comentários

No esperado reencontro entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, os astros tiveram atuação apagada e quem brilhou foi Raphael Varane. Zagueiro do Real Madrid, o francês marcou o único gol da equipe nesta quarta-feira, no clássico que terminou empatado por 1 a 1 com o Barcelona, no Estádio Santiago Bernabéu. A partida foi válida pela ida da semifinal da Copa do Rei da Espanha.

Zagueiro francês Raphael Varane foi destaque da semifinal entre Real Madrid e Barcelona
Zagueiro francês Raphael Varane foi destaque da semifinal entre Real Madrid e Barcelona
Foto: AFP

Nesta quinta, Varane estampa as manchetes de vários jornais europeus. “Varane freia o Barça”, escreve o francês L’Équipe. “Varane salva Mourinho”, aponta o italiano La Gazzetta dello Sport. “O francês se consagra como um central de nível mundial”, analisa o espanhol Marca, de Madri. “Varane fez uma partidaça”, avalia o Mundo Deportivo, de Barcelona.

“O Barça não pode com Varane”, afirma o diário El País, também da Espanha, que traça um perfil do jogador que, segundo a publicação, “algemou Messi como poucos”. Nas palavras do periódico, o zagueiro “cresce e cresce a cada dia, rápido no corte, sempre bem colocado, sem nada que o altere. Um veterano de 19 anos, isso reflete seu futebol”.

Nascido em Lille e revelado pelo Lens, Varane se transferiu ao Real Madrid em 2011 após visitar o clube acompanhado do compatriota Zinedine Zidane, ex-jogador do clube espanhol e até então diretor esportivo da entidade. O jovem assinou um contrato de seis anos em uma transferência avaliada em 10 milhões de euros.

Em 2012, Zidane deixou o cargo no Real Madrid. Curiosamente, a saída do “padrinho” coincide com o período em que Varane começou a virar protagonista. Tudo isso “sem fazer ruído”, como relata o jornal El País, destacando um traço característico de sua personalidade.

“É como um monge”, comenta o atacante francês Thievy Bifouma, do Las Palmas, em referência ao compatriota. Segundo Bifouma, Varane é tão recatado e introvertido que, quando tinha um dia de folga na seleção francesa Sub-19, preferia ficar no hotel, “completamente dedicado a pensar em seu ofício”.

Nesta quarta, o tranquilo Varane disputou apenas a 14ª partida da temporada como titular. “Era uma criança 90 minutos antes do fim do clássico. Em uma partida cresceu cinco anos. Foi prodigioso”, analisa o Marca, sobre a atuação do francês que desarmou duas vezes Messi no mano a mano em frente ao gol e evitou um tento de Xavi Hernández ao afastar o chute em cima da linha.

“Quando Messi o colocou à prova, Messi perdeu”, resume o diário El País, acerca do zagueiro. Sem perder a calma, o “monge” do Real Madrid se apresentou ao grande público e disse ser um “sonho” fazer isso com 19 anos de idade. Depois de uma partida em que o Barcelona teve as maiores chances de gol, porém sofreu o empate em um cabeceio certeiro de Varane, a vaga na final da Copa do Rei será definida no clássico da volta, marcado para o Estádio Camp Nou, na Catalunha, em 27 de fevereiro.

Campeonatos europeus ao vivo

O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade