PUBLICIDADE

Copa do Rei

Pesquisa aponta que campeonatos europeus estão cada vez mais desequilibrados

8 abr 2014 - 20h11
Compartilhar

Os cinco principais campeonatos europeus - Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França - jamais foram tão desequilibrados, aponta um estudo estatístico divulgado nesta terça-feira pelo Observatório do Futebol de Neufchatel, na Suíça.

"Durante a atual temporada, os três primeiros colocados desses campeonatos tiveram em média 75,5% de aproveitamento", destacou o observatório, que integra o Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES).

Desde o lançamento do estudo, na temporada 2008-2009, o aproveitamento dos times de ponta nunca foi tão alto. Nas últimas duas temporadas, a média geral foi de 70,5%.

O campeonato mais desequilibrado é o espanhol. Além dos dois 'Gigantes', Barcelona e Real Madrid, o Atlético também está na briga, mas há um abismo entre os três primeiros e os demais times que disputam a competição.

Barça, Real e Atlético tiveram juntos 80,9% de aproveitamento nas primeiras 32 rodadas.

A Itália vem logo atrás, com Juventus, Roma e Napoli, que tiveram em média 77,8% de aproveitamento.

Na França, o Paris Saint-Germain caminha a passos largos rumo ao bicampeonato. Junto com o vice-líder Mônaco e o terceiro colocado Lille, com aproveitamento médio de 71,2%. Na temporada 2010-2011, Lille, Olympique de Marselha e Lyon conquistaram juntos 60,8% dos pontos em jogo.

Na Alemanha, o Bayern de Munique já garantiu o título com incríveis sete rodadas de antecedência. Os três primeiros colocados têm 73% de aproveitamento, faltando cinco rodadas para o fim da competição.

Na Inglaterra, Liverpool, Chelsea e Manchester City vêm tendo 74,2% de aproveitamento, menos que os três melhores da temporada 2008-2009, Manchester United, Liverpool e Chelsea, com média de 75,7%.

"Esta convergência mostra um processo bem estabelecido de desequilíbrio competitivo", disse à AFP Raffaele Poli, diretor do observatório, que ainda explicou que em todos os casos, os dois clubes mais ricos do país estão nas três primeiras posições.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade