PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Eurodeputados querem gestos políticos contra Ucrânia na Eurocopa

24 mai 2012 - 11h51
(atualizado às 12h35)
Compartilhar

O plenário do Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira uma resolução que pode deixar o clima ainda mais tenso na Ucrânia, uma das sedes da próxima edição da Eurocopa.

Parlamento Europeu quer "gestos" para denunciar situação de presos políticos na Ucrânia
Parlamento Europeu quer "gestos" para denunciar situação de presos políticos na Ucrânia
Foto: EFE

» Vote na maior conquista amorosa de um jogador de futebol da Europa

Os deputados querem que os líderes dos países que formam o bloco, promovam "gestos" para denunciar a situação dos presos políticos no país do Leste Europeu. A crise no país tem feito que vários governantes ameaçem não viajar para a Ucrânia.

Os eurodeputados convocaram os líderes da União Europeia a visitar a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, ou pelo menos que exponham publicamente a situação vivida no país.

Em um parágrafo da resolução aprovada, os deputados apontam que "até o momento, alguns políticos indicaram que não assistirão aos jogos que sejam disputados na Ucrânia, mas não pediram um boicote a competição".

A Eurocopa começará no próximo dia 8, e será realizada em conjunto, por Ucrânia e Polônia. Apesar dos problemas relacionados a uma das sedes, os parlamentares desejam "êxito" aos organizadores do torneio.

O texto aprovado condena a situação em que se encontra Tymoshenko, remetendo as denúncias de agressão e maus tratos contra a ex-primeira-ministra e os atrasos do andamento do seu processo na Justiça ucraniana.

"Os atuais problemas nas relações entre Ucrânia e União Europeia só podem ser resolvidos com uma clara vontade por parte das autoridades ucranianas de empreender e executar as reformas necessárias", aponta o texto, se referindo a reformas jurídicas no país.

Os eurodeputados também pedem a Kiev que crie um painel jurídico internacional independente e imparcial, para elaborar relatório de possíveis violações dos direitos e as liberdades fundamentais nos casos de Yulia Tymoshenko e de outros membros do antigo Governo do país.

Liga Europa

O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

EFE   
Compartilhar
Publicidade