PUBLICIDADE

Ex-agente de Figo e Jardel é preso por suspeita de corrupção

3 fev 2016 - 13h22
(atualizado às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Ex-empresário de Luís Figo, Jardel, entre outros, José Veiga foi preso nesta quarta-feira em Portugal, em uma operação de combate a crimes de corrupção em comércio internacional, lavagem de dinheiro e fraude fiscal.

Além do agente, que chegou a ser diretor de futebol do Benfica entre 2004 e 2006, também foram detidos o advogado Paulo Santana Lopes, irmão do ex-primeiro-ministro português, Pedro Santana Lopes, além de uma advogada, que não teve a identidade revelada.

A deflagração da operação, denominada "Rota do Atlântico", foi confirmada pela promotoria do país, enquanto os nomes de Veiga e Lopes foram divulgados pela Polícia Judiciária de Portugal.

Ex-empresário de Figo foi detido em Portugal
Ex-empresário de Figo foi detido em Portugal
Foto: Paul Gilham / Getty Images

O empresário, de 52 anos, trabalhou com importantes nomes do futebol português, como, além de Figo e Jardel, que fez sucesso no Porto e Sporting, Nuno Gomes, Fernando Couto, Paulo Sousa.

A transferência de Figo do Barcelona e Real Madrid em 2000, com pagamento da cláusula de rescisão por parte do time da capital, em valores atuais de 60 milhões de euros (R$ 261,75 milhões), foi liderada por Veiga, que acabou ganhando notoriedade na época.

Em janeiro, a imprensa portuguesa veiculou que o empresário estava a frente de um consórcio de investigadores que pretendiam comprar o o Banco Internacional de Cabo Verde, pertencente ao Novo Banco (antigo BES).

O Ministério Público informou que os envolvidos no suposto esquema também são suspeitos de tráfico de influência e de ter participado de negociação de compra e venda de ações irregulares em vários continentais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade