PUBLICIDADE

Campeonato Francês

Com Lucas discreto, PSG tropeça e vê liderança ameaçada

11 jan 2013 - 19h54
(atualizado às 20h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais cara venda da história do futebol brasileiro, Lucas fez sua estreia oficial pelo Paris Saint-Germain nesta sexta-feira. Mas o brasileiro terá poucos bons momentos para se lembrar deste jogo. Diante do Ajaccio, pelo Campeonato Francês, ele até fez boas jogadas, mas o resultado foi ruim para a equipe, que perdeu um jogador por expulsão ainda no primeiro tempo e empatou por 0 a 0.

Lucas abusou dos dribles, mas errou muitos passes em difícil estreia pelo PSG
Lucas abusou dos dribles, mas errou muitos passes em difícil estreia pelo PSG
Foto: Reuters

Com o empate sem gols, o PSG tropeçou em casa, ficou com 39 pontos e está com a liderança ameaçada na competição - Lyon e Olympique de Marselha têm 38, ainda vão jogar na rodada e portanto podem ultrapassar o time da capital francesa, se vencerem seus respectivos duelos. Já o Ajaccio pode até comemorar o empate fora de casa, mas segue na luta contra o rebaixamento - está em 15º, com 20 pontos.

Como previsto, Lucas foi escalado para jogar pelo lado direito do meio-campo. Pastore ficou pela esquerda, enquanto Lavezzi e Ibrahimovic formaram o ataque. Mais quatro brasileiros estavam no time da capital francesa: Thiago Silva, Alex, Maxwell e o naturalizado italiano Thiago Motta, justamente o atleta que levou cartão vermelho. Já o Ajaccio teve que usar muitos reservas por ter cedido atletas para a Copa Africana das Nações

Logo no primeiro minuto de jogo Lucas já impressionou. Ele se deslocou para o meio-campo, recebeu a bola e aplicou três dribles que empolgaram a torcida francesa. Depois ele ficou mais discreto, mas o PSG continuou a dominar a posse de bola. E por um pouco um brasileiro não marcou aos 12min: Ibrahimovic rolou para Thiago Motta, que chutou rente à trave. E a pressão continuou um minuto depois: Matuidi recebeu na direita e chutou bem, mas Ochoa espalmou.

Depois disso, o ritmo diminuiu. O PSG passou a errar muitos passes, inclusive Lucas, que passou a se destacar apenas pela vontade em divididas e roubadas de bola. Aos 25min, ele até deu bom passe para Ibrahimovic, mas o sueco foi travado na finalização. Depois, aos 38min, o ex-são-paulino sofreu dura falta de Sammaritano, que recebeu cartão amarelo. Mas pouco antes do primeiro tempo acabar, o agressor virou agredido: Thiago Motta acertou um carrinho por trás em Sammaritano e foi expulso por isso.

Com um a menos, o PSG mudou, mas Lucas continuou em campo: Chantôme entrou no lugar de Pastore e passou a formar dupla de volantes com Matuidi, passando Lavezzi para o lado esquerdo. E já aos 8min do segundo tempo o time acumulou mais um problema: o capitão Thiago Silva caiu mal após um cabeceio e saiu contundido, para a entrada de Sakho.

Mesmo com todos esses problemas, o PSG ainda conseguiu equilibrar o jogo e até pressionar. Aos 15min, por exemplo, Lucas cruzou na cabeça de Alex, que obrigou Ochoa a fazer difícil defesa. Depois, aos 23min, o goleiro mexicano defendeu finalização frente a frente com Ibrahimovic. E na sequência, aos 26min, Sakho perdeu grande chance debaixo do gol. Já o Ajaccio até teve mais posse de bola, mas sempre com dificuldades para criar jogadas mais agudas.

Aos 38min, foi encerrada a participação de Lucas em seu primeiro jogo oficial pelo PSG: ele sentiu cãibras na panturrilha, caiu no gramado e teve que ser substituído. O ex-são-paulino foi aplaudido pela torcida, e Gameiro entrou em seu lugar. No final ainda surgiu uma boa oportunidade de gol para Ibrahimovic, aos 46min, mas outra vez o centroavante desperdiçou, agora com um chute que foi para fora, perto da trave.

Saint-Etienne e Toulouse empatam

Em outro jogo do Campeonato Francês nesta sexta-feira, Saint-Etienne e Toulouse fizeram um duelo agitado, mas que não terminou bom para ninguém. Com o empate por 2 a 2, ambas equipes seguem no meio da tabela, em 10º e 11º lugar, respectivamente.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade