PUBLICIDADE

Campeonato Francês

Falcao, um rival à altura de Ibrahimovic no Campeonato Francês

31 mai 2013 - 16h34
(atualizado às 17h03)
Compartilhar

Com a contratação do colombiano Radamel Falcao, o Mônaco possibilita um interessante duelo com Zlatan Ibrahimovic, o artilheiro do Paris Saint-Germain, em um embate que tem tudo para ser um dos destaques do Campeonato Francês.

O duelo entre Falcao e 'Ibra', artilheiro da última temporada da Liga francesa com 30 gols, será uma bênção para um campeonato de poucas estrelas, relegado à sexta posição no ranking da Uefa.

Essa carência parece estar com seus dias contados após a compra do PSG pelo xeque do Catar em 2011 e, agora, com a aquisição do Mônaco pelo magnata russo Dmitry Rybolovlev.

Com ótimo números na carreira, Falcao deve se tornar a contratação mais cara da história do futebol francês. O colombiano, que veio do Atlético de Madri, deverá também ganhar salário entre 10 a 14 milhões de euros por ano.

Aos 27 anos, Falcao possui currículo vitorioso se comparado com Ibrahimovic, que ainda não venceu nenhuma competição europeia. Em 2011, o colombiano conquistou a Liga Europa com o Porto, sendo o artilheiro da competição com 17 gols, um recorde.

Após se transferir ao Atlético de Madri por 40 milhões de euros, ele voltou a levantar o troféu da Liga Europa em 2012, marcando 12 gols no torneio, incluindo dois na final. Em seguida, na disputa da Supercopa, Falcao marcou três gols contra o Chelsea e ajudou a golear o então campeão europeu (4-1).

Atacante completo, habilidoso com os pés, eficaz no jogo aéreo e temido dentro da área, Falcao está sempre em busca do gol.

Eclipsado no Campeonato Espanhol pelos astros Lionel Messi e Cristiano Ronaldo desde a chegada à Espanha em 2011, o colombiano marcou 28 gols nesta temporada.

Filho de um jogador de futebol (seu pai jogou no Millonarios de Bogotá), que deu o nome de Falcao ao filho em homenagem ao mítico jogador brasileiro dos anos 1970-80, o atacante foi descoberto pelo River Plate da Argentina, equipe pela qual iniciou a carreira em 2005. Mas a consagração mundial só veio em 2009, quando atuava no Porto.

Com os 'Dragões', Falcao se tornou um goleador temido (72 gols em 87 jogos), o que rapidamente chamou atenção dos outros países.

A passagem pela capital espanhola também foi proveitosa, com 69 gols em 88 partidas, cinco deles numa memorável partida de dezembro de 2012.

O fato de Falcao ser representado pelo agente português Jorge Mendes, que também possui José Mourinho e Cristiano Ronaldo entre seus clientes, mostra que o colombiano é realmente um jogador diferenciado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade