1 evento ao vivo

Lille empata com o PSG e conquista título antecipadamente

21 mai 2011
18h02
atualizado às 19h23

Atuando em Paris, o Lille precisava apenas de um empate contra o Paris Saint-Germain para assegurar a conquista do Campeonato Francês. Em partida movimentada, o líder fez o necessário e empatou com o PSG por 2 a 2 para conseguir o título nacional, que não vinha desde a temporada 1953/1954.

Com uma rodada de antecedência, o Lille chega aos 73 pontos e não consegue mais ser ultrapassado pelo vice-líder Olympique de Marselha, com 67 pontos. O PSG, com 59 pontos, está dois pontos atrás do Lyon, terceiro colocado e em situação complicada na briga por uma vaga para a Liga dos Campeões.

Na última rodada, o Lille joga em casa, contra o Rennes, para continuar a festa da conquista do Francês. O Paris Saint-Germain, por sua vez, precisa vencer o Saint-Etienne fora de casa e ainda torcer por um tropeço do Lyon, contra o Monaco, longe de seus domínios.

O Jogo

O Lille parecia querer decidir a partida desde o início. Logo aos 5min, a zaga do PSG afastou a bola mal e Obraniak, de fora da área, chutou rasteiro, firme, abrindo o placar para o líder do campeonato.

Porém, Guillaume Hoarau não queria facilitar a vida do time visitante. De bicicleta, o atacante do PSG assustou o goleiro Landreau. Pouco depois, o camisa 9 voltou a levar perigo ao invadir a área pela esquerda e chutar firme, para boa defesa do arqueiro do Lille.

Embora estivesse atrás no placar, o Paris Saint-Germain era quem levava mais perigo e Giuly, após ter seu chute desviado, viu a bola acertar o travessão de Landreau. Depois de tanta pressão, o time da capital francesa chegou ao empate em um lance polêmico.

O árbitro havia dado dois minutos de acréscimo, e, aos 48min, Hoarau, em bola cruzada para a área do Lille, desviou para empatar a partida, gerando grande reclamação do técnico Rudi Garcia.

No primeiro minuto da etapa final, nova polêmica. Hoarau, destaque do PSG na partida, tentou fazer jogada individual na entrada da área e caiu, pedindo a falta. O juiz, porém, considerou que o atacante simulou a infração e mostrou o cartão amarelo para o jogador, que recebera outro ainda no primeiro tempo, sendo, assim, expulso.

Com um jogador a mais, o Lille voltou a pressionar. Pela direita, Debuchy chutou e o atacante Sow, no meio da área, desviou para marcar seu 22º gol na competição, artilheiro isolado do torneio. O PSG, entretanto, não desistiu e voltou a empatar com o atacante Bodmer, que recebeu na meia lua, driblou seu marcador e bateu firme de perna direita, para colocar 2 a 2 no placar.

Após o gol sofrido,0 o técnico Rudi Garcia pediu calma a seus jogadores, afinal o empate confirmaria a conquista do Lille. Assim, o time passou a controlar a posse de bola e esperar o tempo passar, para ouvir o apito do árbitro e comemorar o terceiro título francês do Lille.

Confira os resultados da penúltima rodada do Francês

Auxerre 0 x 1 Brest
Lens 0 x 1 Arles-Avignon
Lyon 0 x 0 Caen
Marseille 2 x 2 Valenciennes
Montpellier 0 x 1 Monaco
Nice 2 x 0 Lorient
Rennes 0 x 2 Nancy
Sochaux 2 x 1 Saint-Etienne
Toulouse 2 x 0 Bordeaux

Lille não vencia o Campeonato Francês desde a temporada 1953/1954
Lille não vencia o Campeonato Francês desde a temporada 1953/1954
Foto: AP
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

publicidade
publicidade